Avançar para o conteúdo

Health Hackathon

O Health Hackathon é uma iniciativa que visa promover uma cultura de inovação aberta e um ecossistema multidisciplinar que envolva profissionais de saúde e estudantes universitários na solução de um desafio real proposto pelo Hospital da Luz Learning Health. O desafio é lançado aos participantes no primeiro dia do evento, sendo que tem de ser solucionado num prazo de 24 horas.

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, a ANEEB organizou a 6ª edição do Health Hackathon no Centro de Simulação Hospital da Luz Learning Health, em Lisboa.  Nesta edição, os participantes foram desafiados a trabalhar ao longo de 24 horas para desenvolver soluções viáveis que respondessem ao desafio “Enquanto hospital na era dos LLMs, como podemos contribuir para o acesso do doente oncológico a informação fidedigna?”

O primeiro dia começou com a receção dos participantes, seguindo-se o momento de check-in e, pouco depois, a sessão de abertura. Os representantes das entidades organizadoras (Hospital da Luz e ANEEB) dirigiram algumas palavras de boas-vindas e, no final, foi apresentado o desafio desta edição. Após esse momento prosseguiu-se para o 1º Workshop, “Como construir e apresentar um pitch”, no qual contámos com a presença de João Rovira da Accenture que apresentou os passos essenciais para estruturar um pitch eficaz e técnicas de comunicação para transmitir ideias de forma clara e impactante. 

Seguiu-se um coffee break, após o qual teve início o 2º Workshop, “A Ilusão da Inteligência”, orientado pela Prof.ª Lília Perfeito, que abordou de forma clara o funcionamento da inteligência artificial, explicando os princípios por detrás dos algoritmos e a forma como estes processam informação e tomam decisões. No final da sessão, os participantes seguiram para o almoço, um momento descontraído que permitiu repor energias e trocar impressões sobre o que tinham aprendido durante a manhã.

Após o almoço, as equipas de participantes foram encaminhadas para as suas salas no Centro de Simulação, e iniciou-se o trabalho em equipa, procurando aplicar as dicas e conhecimentos adquiridos durante os workshops precedentes.

Analogamente às edições anteriores, o programa prosseguiu para o momento de mentoria, proporcionando aos participantes a colaboração e interação com profissionais das mais diversas áreas. Puderam contar com os conhecimentos e experiência de André Pedrinho, data scientist da BI4ALL, Constança Roquette, gestora de parcerias da Complear, Pedro Faria, parceiro e gestor da NOSTRIA PRIUS, Marina Fraústo da Silva, Diretora Adjunta de Marketing da Luz Saúde, Simão Gonçalves e Jorge Cerejo, ambos data scientists no Hospital da Luz Learning Health, Mariana Câmara, estagiária médica em Oncologia do Hospital da Luz Lisboa e Marisa Morais, Diretora de Marketing e Comunicação da Luz Saúde.

Finalizada esta sessão frutífera de partilha de ideias, conhecimentos e experiências, após cada equipa utilizar a oportunidade para esclarecer e debater dúvidas com cada mentor, foi servido o segundo coffee break. Concluído este momento de descontração, os participantes deram seguimento imediato aos seus projetos, com a ambição de apresentar uma abordagem pioneira ao desafio, dedicando a noite e a madrugada à sua elaboração. 

Após uma intensa noite de trabalho, algumas equipas optaram por pernoitar no local, enquanto outras regressaram de manhã cedo para continuar o desenvolvimento das suas ideias. A partir das 8h, as equipas retomaram os seus trabalhos, deram os retoques finais nas suas soluções e prepararam com entusiasmo os seus pitches.

Pelas 11h, deu-se início à apresentação das soluções perante o painel de júri, composto por Francisco Aguiar (BI4ALL), Patrícia Calado (NTT DATA Portugal), Ana Rita Londral (Value For Health CoLAB), Catarina Pulido (Hospital da Luz Lisboa), Raquel Araújo (Hospital da Luz Learning Health), Mariana Câmara (Hospital da Luz Lisboa) e Marisa Morais (Luz Saúde). Um grupo multidisciplinar que trouxe diferentes perspetivas e uma análise rigorosa às propostas apresentadas.

Depois de 24 horas intensas de criatividade e colaboração, a equipa Quatro e Meia destacou-se como vencedora, com a sua solução A.I.D., uma nova funcionalidade para o site da Luz Saúde que ajuda os pacientes a encontrar o profissional mais adequado para os acompanhar na jornada oncológica. A equipa Biotécnicas recebeu também uma menção honrosa pela proposta de um browser com informação fidedigna sobre a doença oncológica e uma área reservada para os doentes oncológicos da Luz Saúde, onde podem aceder a conteúdos claros e acessíveis sobre a sua condição.

O segundo dia do Health Hackathon ficou assim marcado pelo espírito de inovação, pelo trabalho em equipa e pela vontade comum de transformar o futuro da saúde através da tecnologia.

Aftermovie

O Health Hackathon é um evento organizado com o apoio do Hospital da Luz Learning Health, que visa promover uma cultura de inovação aberta e um ecossistema multidisciplinar que envolva profissionais de saúde e estudantes universitários na solução de um desafio real do meio hospitalar.

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, a ANEEB materializou a 5ª edição do Health Hackathon no Centro de Formação e Simulação do Hospital da Luz. Nesta edição, o desafio apresentado aos participantes foi o seguinte: “Como podemos aumentar a utilização da plataforma de saúde do myLuz?”, sendo que todas as equipas trabalharam incansavelmente para apresentar ideias inovadoras e viáveis.

Ao longo do evento, os participantes contaram com workshops, sessões de mentoria e sessões de trabalho em equipa. No final, ocorreu a sessão de apresentação das ideias, bem como a atribuição dos prémios.

A 4ª Edição do Health Hackathon  decorreu no Centro de Simulação Hospital da Luz Learning Health, em Lisboa nos dias 28 e 29 de outubro de 2023.  Esta edição especial contou com a organização de membros da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB) e membros da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), procurando assim instigar a participação e a colaboração de estudantes das diversas áreas da saúde.

O primeiro dia começou com a receção dos participantes e, após o momento de check-in, ocorreu a sessão de abertura. Esta foi marcada por breves palavras dos representantes das três entidades envolvidas (ANEEB, ANEM e Hospital da Luz) e, por último, pela explicação do desafio desta edição “Como tornar mais eficiente a relação clínico-paciente através da tecnologia?”. Após o primeiro momento de coffee break, foi iniciado o workshop denominado “Hackathon Starter Kit”, no qual contámos com a presença da Dra. Eugénia Brito Raimundo que viria a transmitir aos participantes técnicas fundamentais para gerir o tempo, trabalhar em equipa e resolver conflitos.

Após o almoço, os participantes tiveram um segundo momento de workshop dado pela professora Cláudia Antunes Marante e pela aluna Margarita Ojo da Silva, representantes do DSI-LAB e Venturely, no qual as convidadas deram dicas importantes para os participantes construírem um plano de negócios.  De seguida, os participantes tiveram a oportunidade de iniciar o seu trabalho em equipa começando a pôr em prática os conhecimentos que tinham adquirido. 

Seguiu-se o momento de mentoria, no qual os participantes puderam contar com a presença de profissionais das mais diversas áreas. Para além das representantes do DSI-LAB  & Venturely, puderam também contar com Joana Pinto, CEO da Clynx; o Dr. João Pedro Colaço, médico especialista em medicina intensiva; Rui Costa, Diretor Geral da General Electric HealthCare Portugal; o Dr. João Magalhães, médico e Co-fundador e CTO da Knok HealthCare; Rui Gouveia, Diretor Adjunto de Sistemas e Tecnologias de Informação e coordenador de SI/TI das Unidades norte e centro de Portugal; e Isabel Ventura, profissional no Departamento de Sistemas de Informação do Grupo Luz Saúde, Digital Innovation. 

Após este momento de partilha de ideias e conhecimento e, após o segundo momento de coffee break, ocorreu o workshop denominado “Comunicação, Argumentação e Persuasão” dado pela professora Teresa Santos-Silva com o intuito de munir os participantes de ferramentas que poderiam vir a utilizar no momento do pitch final.

No final deste workshop, os participantes deram continuidade ao seu trabalho na ânsia de apresentar uma solução disruptiva para o desafio proposto, que viria a ser construída no decorrer da noite até à manhã seguinte.

Pelas 11h, as equipas iniciaram a apresentação das suas soluções a um multidisciplinar painel de júri. Este painel foi composto por Isabel Ventura, Dr. João Pedro Colaço e Cláudia Antunes Marante, já integrantes em sessões anteriores, e ainda por Rute Sousa, Head of Strategy na Nova Medical School; e Henrique Martins, Médico e Professor na Faculdade de Medicina da UBI e em duas Faculdades de Gestão nas áreas de Saúde Digital, Liderança e Gestão. 

Finalmente, a equipa CuraTech consagrou-se vencedora, com uma solução que se focou na comunicação entre doentes com feridas pós-cirurgicas e a respetiva equipa médica, tendo desenvolvido um dispositivo que faria a comunicação direta entre a ferida e a equipa médica, garantindo um acesso priviligiado ao seu estado de recuperação. Ainda forma atribuídas menções honrosas, destacando as equipas com a solução mais inovadora e com melhor pitch

Em concordância com a sessão de abertura, representantes da ANEEB, ANEM e do Hospital da Luz deram o mote para o término do evento. 

Aftermovie

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2022 a ANEEB materializou a terceira edição do Health Hackathon no Centro de Simulação Hospital da Luz Learning Health. Nesta edição, o desafio apresentado aos participantes foi “Como podemos evitar eficazmente as quedas em internamento?” sendo que todas as equipas trabalharam incansávelmente para apresentar ideias inovadoras e viáveis. Esta edição tomou os mesmos contornos das anteriores.

Aftermovie

A segunda edição do Health Hackathon tomou lugar nos dias 25 e 26 de setembro de 2021 sendo que, devido ao panorama pandémico vivido na altura, foi realizado em regime online. Foi mantida a parceria com o Hospital da Luz Learning Health e foram praticados os mesmos moldes da edição anterior. Nesta edição, para além da equipa vencedora também foram destacadas 2 menções honrosas: a equipa que apresentou a solução com maior impacto social e a equipa que apresentou a solução com maior sustentabilidade.

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2019 realizou-se a primeira edição do Health Hackathon no Hospital da Luz Clínica de Odivelas. Ao longo das 24 horas as equipas desenvolveram as suas soluções tendo também a possibilidade de assistir a workshops e participar em sessões de mentoria de modo a aperfeiçoarem as suas ideias. A equipa vencedora foi premiada com um Cartão Dá no valor de 500€, a possibilidade de inscrição num dos eventos do Hospital da Luz Learning Health e o apoio na prototipagem e teste da solução  no Innovation Lab do Hospital da Luz Learning Health.

Aftermovie