Oportunidades
Plataforma de Dissertações
Nesta secção do website da ANEEB apresentamos-te diferentes oportunidades de tese disponibilizadas pelas empresas e instituições abaixo listadas. Muitas destas entidades não têm ainda os temas das dissertações definidos, sendo que estes poderão ser posteriormente discutidos mediante os projetos que estiverem a decorrer durante o teu período de dissertação, mediante o que for do teu interesse, e mediante o que for permitido pela tua instituição de ensino. Para saberes mais informações sobre as oportunidades que te apresentamos, deverás entrar em contacto com as entidades através dos respetivos endereços de email.

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
Instituição: Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
Contacto: recursos.humanos@chln.min-saude.pt
Notas: A dissertação terá que ser realizada em contexto de estágio curricular, estando o número de vagas disponível limitado aos estudantes que se candidatem à oportunidade.

CNS | Campus Neurológico
Instituição: CNS | Campus Neurológico
Responsável: Raquel Bouça-Machado
Contacto: raquelbouca@cnscampus.com
Tema: A decidir com o aluno, no entanto, será relacionado com a utilização de tecnologia nas doenças a que o Campus Neurológico se dedica.
Período: A decidir com o aluno.
Notas: São um centro clínico e o apoio que têm na área da engenharia vem, maioritariamente, da colaboração com o grupo Lasige da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Podem funcionar apenas como centro clínico – auxiliando na elaboração do protocolo e condução do estudo – ou, com o apoio do Lasige, dar suporte na componente de engenharia.

Associação Fraunhofer Portugal Research
Instituição: Associação Fraunhofer Portugal Research
Responsável: A definir futuramente.
Contacto: antonio.antunes@fraunhofer.pt
Tema: A definir futuramente.

Critical Software
Instituição: Critical Software
Responsável: A definir futuramente.
Contacto: Estágios (criticalsoftware.com)
Tema: A definir futuramente.
Período: A definir futuramente.
Notas: Os alunos deverão enviar a sua candidatura, acompanhada pelo CV, indicando detalhadamente o que procuram e a sua motivação, para posteriormente ser avaliado de modo individual.

Padrão Ortopédico
Instituição: Padrão Ortopédico
Responsável: Carolina Coraini
Contacto: geral@padrao-ortopedico.com
Tema: Research and development – applied in Orthotics & Prosthetics
Período: A definir.
Notas: Tema da dissertação é passível de ser alterado por sugestão do estagiário.

Geritex
Instituição: Geritex
Responsável: Eufrásia Pacheco
Contacto: eufrasia.afonso@geritex.pt
Tema: A Classificação de Dispositivos Médicos.
Período: Em qualquer altura do ano.

Accenture
Instituição: Accenture
Responsável: A definir futuramente.
Contacto: joao.rovira@accenture.com
Tema: Tecnologias de Informação.
Período: A definir futuramente.
Notas: Caso haja interesse em realizar a dissertação na Accenture, os estudantes deverão enviar as suas áreas de interesse, bem como a duração pretendida para a realização do estágio para joao.rovira@accenture.com.

Patient Innovation
Instituição: Patient Innovation
Responsável: Maria João Jacinto
Contacto: maria.joao.jacinto@patient-innovation.com
Tema: Inovação pelo utilizador nos cuidados de saúde.
Período: Aberto a discussão.

AssetFloow
Instituição: AssetFloow
Responsável: Ricardo Santos
Contacto: r.santos@assetfloow.com
Tema: Inteligência Artificial Comportamental aplicada a pacientes.
Descrição: Quatro potenciais temas são: identificação de fatores causadores de doenças: a IA causal pode ser usada para identificar as causas subjacentes de doenças, analisando grandes quantidades de dados médicos; Medicina personalizada: a IA causal pode ser usada para identificar as melhores opções de tratamento para pacientes individuais com base em seu histórico médico específico e composição genética; Saúde preditiva: a IA causal pode ser usada para prever a probabilidade de eventos futuros de saúde, como reinternações hospitalares ou o desenvolvimento de condições crônicas; Apoio à decisão clínica: a IA causal pode ser usada para apoiar a tomada de decisão clínica, fornecendo aos médicos informações em tempo real sobre a condição de um paciente e as opções de tratamento.
Período: Livre

Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Instituição: Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Responsável: Pedro Pezarat Correia
Contacto: ppezarat@fmh.ulisboa.pt
Tema: Função neuromuscular: adaptações ao treino, atividade física e reabilitação motora.
Recolha e processamento de dados eletrofisiológicos, biomecânicos e imagiológicos.
Período: Setembro/Outubro de 2023 a Junho/Julho 2024
Descrição: Inicialmente o estudante deverá envolver-se durante 2/4 semanas nas atividades do laboratório de Função Neuromuscular para 1) o estudante entender os objetivos e métodos experimentais dos projetos de investigação em curso e 2) os potenciais orientadores perceberem o perfil, competências e motivações do candidato. Em função disso tomam-se decisões e, se houver interesse dos 2 lados, definir-se-á o projeto de dissertação em que o estudante irá trabalhar.
Mais informação:
Processamento de sinais eletrofisiológicos, mecânicos e de imagiologia durante a prática de exercício físico em diferentes contextos experimentais: Com base em dados recolhidos em diferentes problemáticas relativas aos efeitos agudos e crónicos do exercício físico, as dissertações teriam como objetivo desenvolvimento de rotinas visando formas avançadas de processamento de sinais (eletromiografia de superfície; potenciais evocados; força avaliada com dinamometria isométrica, isocinética e isoinercial; ultrasonografia). Possibilidade de enquadrar dissertação de mestrado de 3 alunos durante o ano letivo de 2023/2024. A decisão de enquadramento do estudante e a definição do tema da dissertação dependerão de uma entrevista inicial e de um período experimental de ½ semanas no laboratório.
Análise de sinais biológicos de Atletas de Elite de Futebol: O projeto Hamstrong do Laboratório de Função Neuromuscular da FMH, visa a identificar de fatores de risco de lesão em Futebolistas de Elite, tendo por base sinais biológicos de diversos domínios (I.e. neuromuscular, motor e mecânico). Enquadrado neste projeto, está em aberto uma vaga para realização de uma tese de mestrado no ano de 23/24 com o propósito de desenvolver metodologias integradas de recolha e análise de sinais biológicos, com recurso a métodos lineares e não-lineares.

Centro de Neurociências e Biologia Celular | UC
Instituição: CNC-UC (Centro de Neurociências e Biologia Celular) e Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra
Responsável: Ana Ledo
Contacto: analedo@ff.uc.pt
Tema: Monitorização de Marcadores Neurometabólicos em Estados de Epilepsia e Trauma.
Informação: O projeto proposto enquadra-se na área de neurociências e da biotecnologia médica. No do sistema nervoso, eventos como crises epiléticas ou trauma envolvem alteração dos padrões de excitabilidade neuronal que são acompanhadas por alterações metabólicas e vasculares exuberantes. Adicionalmente, cerca de 30% dos pacientes com este tipo de epilepsia são considerados refratários ou intratáveis (não há controlo das crises com a terapêutica disponível), sendo muitas vezes indicados para cirurgia para remoção do focus epilético (zona de origem das crises). As alterações metabólicas associadas à epilepsia em geral e às crises em particular, bem como o mecanismo subjacente ao sucesso de uma dieta no controlo da doença, são pouco compreendidos.
Descrição e Objectivos: O objetivo deste projeto de mestrado/doutoramento visa compreender melhor as alterações metabólicas observadas no hipocampo em modelos animais de epilepsia do lobo temporal. Para esse efeito, serão contruidos e availiados microbiosensors para marcadores metabólicos relevantes (oxigénio, glucose, lactato) para monitorizar em tempo real e in vivo a variação da sua concentração do espaço extarcelular do cérebro durante e após indução de convulsão epilética em modelos animais.

Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Instituição: Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Responsável: Filipa João – tema 2, Filomena Carnide – tema 1 ou 3, Sílvia Cabral – tema 4 e Vera Moniz-Pereira – temas 1 ou 5.
Contacto: labneuromechanics@fmh.ulisboa.pt
Tema: 1. Alterações do movimento decorrentes do envelhecimento; 2. Avaliação da carga mecânica no sistema musculoesquelético em crianças com Paralisia Cerebral; 3. Biomecânica Ocupacional (fatores mecânicos relacionados com as lesões decorrentes do trabalho); 4. Fatores biomecânicos associados às lesões desportivas (particularmente lesão do ligamento cruzado anterior e rotura dos isquiotibiais); 5. Fatores biomecânicos associados à performance desportiva (particularmente utilizando como testes diferentes saltos verticais).
Descrição: Dentro dos vários temas, dependendo do decorrer dos projetos no laboratório e das motivações do estudante, o trabalho pode envolver: – Validação de tecnologia de análise de movimento (temas 1, 3 e 5) – Modelação de corpos rígidos (todos os temas) – Modelação musculo-esquelética (tema 2) – Recolha de dados de movimento (todos os temas) – Desenvolvimento de linhas de comando (o software dependerá do tema) e relatórios com dados de movimento (todos os temas).
Período: Após Abril de 2023

BestHealth4U
Instituição: BestHealth4U, Lda
Responsável: Nélson Oliveira
Contacto: info@besthealth4u.pt
Temas: 1) Medical Bio-Adhesives 2) “Development of software for a clinical application of smart dressings to wound healing monitoring”.
Período: Depende da dissertação, mas mestrado não inferior a 6 meses.
Notas: Reunião prévia para esclarecimento de eventuais interessad@s.

Centro de Neurociências e Biologia Celular | UC
Instituição: CNC-UC (Centro de Neurociências e Biologia Celular) e Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra
Responsável: Cláudia M. Deus (Grupo de Terapias Avançadas)
Contacto: cmcdeus@cnc.uc.pt
Tema: Remodelação metabólica e mitocondrial induzida pela atividade física em fibroblastos de pacientes com a Doença de Parkinson
Período: Setembro 2023 a Julho de 2024
Notas: Esta oportunidade provém de um projeto que foi financiado pela FCT (2022) e que tem como objetivo validar os fibroblastos da pele como uma plataforma para estudar a remodelação metabólica e mitocondrial que ocorre na Doença de Parkinson esporádica (DPE), bem como os efeitos benéficos de estratégias intervencionais na DPE, tais como atividade física (AF).

Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica | FCUL
Instituição: Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Responsável: Raquel Conceição e Daniela Godinho
Contacto: rcconceicao@fc.ul.pt; dmgodinho@fc.ul.pt
Tema: A decidir com o aluno na área de imagem médica de microondas no diagnóstico do cancro da mama.
Período: Mínimo de 6 meses

i3S - Institute for Research and Innovation in Health
Instituição: i3S – Institute for Research and Innovation in Health
Responsável: Carla Cunha
Contacto: carla.cunha@ineb.up.pt
Temas: Pinpointing the specific macrophage phenotypes involved in IVD hernia regression.
Descrição da Dissertação: IVD herniation is an unmet clinical need affecting 266 million individuals worldwide yearly (Ravindra et al, 2018). The spontaneous regression of lumbar disc herniation (LDH) following conservative treatment is a clinically relevant phenomenon and it has been mainly attributed to activation of immune cells that initiate a cascade of inflammation, angiogenesis and extracellular matrix (ECM) remodeling leading to hernia resorption (Cunha et al, 2018). However, the exact underlying mechanisms remain poorly elucidated, resulting in high uncertainty in the prognosis of herniation outcome. Understanding how the inflammatory response directs the outcome of the healing process would be a milestone in LDH regression and in tissue repair in general. We have recently conducted an in vivo proof-of-concept study in which monocyte-derived macrophages were administered into the rat IVD hernia, resulting in a functional decrease of the hernia size (work submitted for publication). The main goal of this project is to identify specific macrophage phenotypes with high potential to be used in a macrophage-based immunotherapy for IVD herniation reversal. We will: identify macrophage phenotypes (M1, M2a-d) and remodeling mechanisms within human surgical hernia explants from lumbar microdiscectomies (Aim 1); and develop an in vitro co-culture model of phagocytosis using human surgical hernia explants and monocyte-derived macrophages, to better pinpoint the specific mechanisms behind physiological hernia regression (Aim 2).
Período: March to December 2023

i3S - Institute for Research and Innovation in Health
Instituição: i3S – Institute for Research and Innovation in Health
Responsável: Paulo Pereira
Contacto: paulop@ibmc.up.pt
Temas: Regulation of Drosophila axonal targeting by PS3 integrin functions in glia.
Descrição da Dissertação: Um dos projetos possíveis é: “Integrins are cellular receptor proteins important for cellular adhesion, migration and also signal transduction. Integrins and their ligands play key roles in nervous system development, as they regulate neural precursor cell migration, proliferation and survival, and glia myelination. Integrins are a family of type I transmembrane proteins that connect the cell with extracellular matrix (ECM) proteins, such as collagen and laminins, or to cellular receptors. They are formed by heterodimers of one α and one β subunit that specify the ligand to which integrin binds. This project aims to further understand the role of different integrin heterodimers in photoreceptors-glia interactions using Drosophila (Tavares et al. 2015 and 2017). We have previously shown that PS2 and PS3 integrin heterodimers have different and specific functions in the development of retinal glia, with αPS2 being essential for retinal glia migration from the brain into the eye disc (Tavares et al., 2015). Surprisingly αPS3 is not required for retinal glia migration, but together with Talin, it functions in glial cells to allow photoreceptor axons (R-axons) to target to the optic stalk.”.
Período: Anual, a combinar

HWMed
Instituição: HWMed
Responsável: Pedro de Britto Moreira Neto
Contacto: 915808251| pedro.moreira@hwmed.pt
Tema: Engenharia Clínica, Gestão de Tecnologias Médicas, etc.
Período: Abril 2023

Patient Innovation
Instituição: Patient Innovation
Responsável: Maria João Jacinto
Contacto: maria.joao.jacinto@patient-innovation.com
Tema: Inovação pelo utilizador nos cuidados de saúde.
Período: Aberto a discussão.

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Responsável: Nuno Silva
Contacto: nunosilva@med.uminho.pt
Tema: Novel Therapies for Spinal Cord Injury Repair.
Descrição da Dissertação: This project will be focused on testing new therapies for traumatic Spinal Cord Injury. Spinal cord injury leads to devastating neurological consequences (paraplegia or tetraplegia) that strongly affect the physiological, psychological, and social behaviour of affected people. There is an urgent need to develop new therapeutic strategies to repair the spinal cord. The student will learn how to study the mammalian central nervous system and how to develop novel therapies to restore it.The concept of Nuno Silva lab is based on an intimate cross talk between Pharmacotherapies, Cells Therapy, Spinal Cord Injured Animal Models and Basic Neuroscience. The student can discuss his project with the supervisor and choose the best therapeutic option (drugs, cells, biomaterials, …) that fits his profile.
Período: Flexível – O aluno pode escolher a data de início da dissertação.
Data a partir da qual a oportunidade poderá ser divulgada: Qualquer altura.

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS)
Responsável: Agostinho Carvalho
Contacto: agostinhocarvalho@med.uminho.pt
Tema: Imunobiologia de doenças infecciosas e inflamatórias.
Descrição da Dissertação: Sem especificação.
Período: Sem especificação.

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS)
Responsável: Tiago Gil Oliveira
Contacto: tiago@med.uminho.pt
Tema: Lipids in Alzheimer’s disease and associated neurodegenerative disorders.
Descrição da Dissertação: Lipids in Alzheimer’s disease and associated neurodegenerative disorders. In this project, we are following our long-standing work using lipidomics to unravel signatures that highlight the role of lipid signaling in Alzheimer’s disease and other neurodegenerative disorders.
Período: Anual

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS)
Responsável: Tiago Gil Oliveira
Contacto: tiago@med.uminho.pt
Tema: Brain Imaging in Alzheimer’s disease and associated neurodegenerative disorders.
Descrição da Dissertação: Brain Imaging in Alzheimer’s disease and associated neurodegenerative disorders. Our team has a strong background in clinical neuroimaging, and here we use two main approaches: studying cohorts that have both neuropathology and brain MRI data; and developing new MRI-based segmentation algorithms.
Período: Anual

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS)
Responsável: Hugo Almeida e outros
Contacto: hugoalmeida@med.uminho.pt
Tema: A definir com o aluno
Descrição da Dissertação: A definir com o aluno.
Período: A definir com o aluno.

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Responsável: Lígia Rodrigues
Contacto: lrmr@deb.uminho.pt
Tema: Descoberta de novos biosurfactantes com atividade anticancerígena em ambientes salinos.
Descrição da Dissertação: O objetivo do projeto é avaliar a atividade anticancerígena de biosurfactantes produzidos por microrganismos previamente isolados de salinas. Biosurfactantes são moléculas com propriedades tensoativas que têm sido explorados pelas suas propriedades anticancerígenas e têm sido apontados como alternativas promissoras às terapias de cancro usadas hoje em dia. Neste trabalho, irão ser utilizadas linhas celulares de cancro de mama e uma linha celular controlo não cancerígena. Primeiramente, proceder-se-á à produção dos biosurfactantes e sua purificação, e de seguida irá determinar-se o efeito na viabilidade das linhas celulares. Posteriormente, o efeito citotóxico dos biosurfactantes mais promissores será caracterizado em termos de mecanismos de ação e alvos moleculares. O objetivo final é encontrar novas moléculas com elevada citotoxicidade seletiva para células de cancro de mama.
Período: Set 2023 – Jul 2024

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Responsável: Lígia Rodrigues
Contacto: lrmr@deb.uminho.pt
Tema: Isolamento de exosomas derivados de plantas e frutas presentes na dieta mediterrânea e avaliação dos seus efeitos em células do cólon.
Descrição da Dissertação: O objetivo deste trabalho é isolar e caracterizar exosomas de frutos e plantas aromáticas utilizadas na dieta mediterrânea (e.g., uvas, citrinos, salsa e erva-cidreira) e avaliar a sua atividade em linhas celulares de cólon. Exosomas são vesículas extracelulares secretadas pelas células que contêm diversas moléculas biológicas como lípidos, proteínas e ácidos nucleicos que atuam como mensageiros de informação e moduladores das células alvo. Primeiramente, o processo de isolamento de exosomas das diversas fontes irá ser otimizado e os exosomas resultantes serão depois caracterizados. Posteriormente, linhas celulares de cólon serão incubadas com exosomas e a sua citotoxicidade, internalização e mecanismos de entrada serão avaliados. O objetivo final é descobrir se os exosomas isolados podem ser promissores para exploração como moduladores da microbiota intestinal.
Período: Set 2023 – Jul 2024

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Life and Health Sciences Research Institute (ICVS) – Team: Pathogen Evolutionary Genomics and Experimental Genetics
Responsável: Maria Isabel Veiga; Nuno Osório
Contacto: mariaveiga@med.uminho.pt
Tema: O tema da Dissertação será no âmbito de “Pathogen Evolutionary Genomics and Experimental Genetics” ao qual decorrem diversos projectos. Entre os quais: – Deep into haemozoin formation complex: a target for antimalarial drugs and novel diagnostic tools – Defining drug resistance pathways in the malaria parasite – Phylodynamic studies on SARS-CoV-2 and its application to improve viral detection and prevent transmission. – Molecular Evolution of the Mycobacterium tuberculosis Complex – Advancing current understanding on the clinical impact of HIV-1 subtype C diversity Informação detalhada de cada um dos projetos no nosso site: https://icvs.uminho.pt/pathogen-evolutionary-genomics-and-experimental-genetics/.
Descrição da Dissertação: como descrito do tópico em cima mais detalhe sobre os temas pode ser encontrado em: https://icvs.uminho.pt/pathogen-evolutionary-genomics-and-experimental-genetics/.
Período: Flexível ao longo do ano.

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Responsável: Sandro Queirós
Contacto: sandroqueiros@med.uminho.pt
Tema: Processamento de imagem médica.
Descrição da Dissertação: Desenvolvimento de sistemas inteligentes de processamento e análise de imagem médica para o suporte ao diagnóstico de doenças e/ou assistência no pré-, intra- e pós-operatório de procedimentos minimamente invasivos. As áreas de aplicação incluem, por exemplo, cardiologia, pneumologia, pediatria, urologia e musculoesquelética.
Período: Ano letivo 2023/2024

ihcare - innovation hospital care
Instituição: ihcare – innovation hospital care S.A.
Responsável: Diana Pires
Contacto: main@ihcare.pt
Tema: Infeções associadas aos cuidados de saúde ou admissão de moléculas intranasais com afetação do bulbo olfativo (estamos disponíveis para discutir temas propostos).
Descrição da Dissertação: Análise do impacto das soluções numa das temáticas referidas como temas.
Período: Após Abril de 2023

Centro de Neurociências e Biologia Celular | UC
Instituição: CNC-UC (Centro de Neurociências e Biologia Celular) e Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra
Responsável: Ana Ledo
Contacto: analedo@ff.uc.pt
Tema: Monitorização de Marcadores Neurometabólicos em Estados de Epilepsia e Trauma.
Informação: O projeto proposto enquadra-se na área de neurociências e da biotecnologia médica. No do sistema nervoso, eventos como crises epiléticas ou trauma envolvem alteração dos padrões de excitabilidade neuronal que são acompanhadas por alterações metabólicas e vasculares exuberantes. Adicionalmente, cerca de 30% dos pacientes com este tipo de epilepsia são considerados refratários ou intratáveis (não há controlo das crises com a terapêutica disponível), sendo muitas vezes indicados para cirurgia para remoção do focus epilético (zona de origem das crises). As alterações metabólicas associadas à epilepsia em geral e às crises em particular, bem como o mecanismo subjacente ao sucesso de uma dieta no controlo da doença, são pouco compreendidos.
Descrição e Objectivos: O objetivo deste projeto de mestrado/doutoramento visa compreender melhor as alterações metabólicas observadas no hipocampo em modelos animais de epilepsia do lobo temporal. Para esse efeito, serão contruidos e availiados microbiosensors para marcadores metabólicos relevantes (oxigénio, glucose, lactato) para monitorizar em tempo real e in vivo a variação da sua concentração do espaço extarcelular do cérebro durante e após indução de convulsão epilética em modelos animais.

Centro de Neurociências e Biologia Celular | UC
Instituição: CNC-UC (Centro de Neurociências e Biologia Celular) e Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra
Responsável: Cláudia M. Deus (Grupo de Terapias Avançadas)
Contacto: cmcdeus@cnc.uc.pt
Tema: Remodelação metabólica e mitocondrial induzida pela atividade física em fibroblastos de pacientes com a Doença de Parkinson.
Período: Setembro 2023 a Julho de 2024
Notas: Esta oportunidade provém de um projeto que foi financiado pela FCT (2022) e que tem como objetivo validar os fibroblastos da pele como uma plataforma para estudar a remodelação metabólica e mitocondrial que ocorre na Doença de Parkinson esporádica (DPE), bem como os efeitos benéficos de estratégias intervencionais na DPE, tais como atividade física (AF).

Laboratório de Imunobiologia e Patogénese Humana | Nova Medical Research
Instituição: Laboratório de Imunobiologia e Patogénese Humana, Nova Medical Research
Responsável: Helena Soares
Contacto: helena.soares@nms.unl.pt
Tema: Imunobiologia Humana.
Período: Imediatamente
Notas: Nós abordamos mecanisticamente como a resposta imunitária é afectada pelo tecido que se insere. Uma das principais áreas de interesse do laboratório é compreender os mecanismos subjacentes às diferenças observadas nas respostas imunes de homens e mulheres e da sua intersecção com o envelhecimento.

Centro de Neurociências e Biologia Celular | UC
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular – Universidade de Coimbra
Responsável: Ana Rita Álvaro
Contacto: ritaa80@cnc.uc.pt
Tema: Modulação de ritmos biológicos em doenças do sono e doenças associadas à idade.
Período: Atualmente – junho 2024
Notas: O projeto SleepApnea ID foca-se na avaliação da disrupção dos relógios biológicos em doenças do sono, em particular, na apneia do sono e na insónia. Com este trabalho pretendemos encontrar novos alvos – biomarcadores – que possam ser utilizados para um diagnóstico mais rápido, sensível e precoce, bem como monitorizar os doentes durante o tratamento.

Nova Medical School
Instituição: Nova Medical School
Responsável: João Vasco Ferreira
Contacto: joao.ferreira@nms.unl.pt
Tema: Extracellular vesicles in inter-tissue and inter-organ.

NOVA Medical School
Instituição: NOVA Medical School
Responsável: Cláudia Almeida
Contacto: claudia.almeida@nms.unl.pt
Tema: Neurociências.
Descrição da Dissertação: A doença de Alzheimer (AD) é uma desordem sináptica intratável que tem normalmente um início tardio (LOAD) ligado à suscetibilidade genética e ao envelhecimento.
Embora os mecanismos que impulsionam a disfunção precoce da sinapse que precede a demência não sejam ainda claros, estudos da associação genómica (GWAS) de doentes LOAD identificaram fatores de risco genético relacionados com o sistema endolisossomal.
O nosso principal objetivo é determinar os mecanismos de disfunção endolisossomal que expliquem a disfunção de sináptica.
A descoberta de novos mecanismos celulares e moleculares pelos quais os fatores de risco genéticos contribuem para a doença de Alzheimer; 2. A identificação de novos alvos terapêuticos da fase pré-sintomática da doença de Alzheimer; 3. Estabelecer modelos celulares de LOAD, usando neurónios humanos diferenciados de hiPSCs compatíveis com ensaios pré-clínicos de novas terapias.
Durante o estágio o aluno irá desenvolver um projeto utilizando técnicas avançadas de microscopia (super-resolução) e cultura celular, assim como ensaios de neurociências com sondas de atividade neuronal, e de biologia celular com sondas de atividade lisossomal.
Período: Março 2023

NUADA
Instituição: NUADA
Responsável: Filipe Quinaz
Contacto: f@nuada.pt
Tema: Exoesqueletos para a mão.
Descrição da Dissertação: Desenvolvimento de exoesqueletos, sistemas de sensores, estudos ergonómicos, testes e medições funcionais…
Período: Adaptável

International Iberian Nanotechnology Laboratory - INL
Instituição: International Iberian Nanotechnology Laboratory – INL
Responsável: Ana Ribeiro
Contacto: ana.ribeiro@inl.int
Tema: Desenvolvimento de modelos de organ-on-chip de pele para estudos de segurança de cosméticos.
Período: Todo o ano.
Notas: Para o desenvolvimento deste tema o aluno passará pelas diferentes etapas que vão desde do desenho, fabrico até à introdução de células no modelo de organ-on-chip. Diversas técnicas de caracterização incluindo microscopia e espetroscopia serão implementadas para caracterizar o modelo e no final a avaliação da segurança de cosméticos será realizada. O estudante terá acesso a uma equipa multidisciplinar e a laboratórios de ponta para o desenvolvimento da sua dissertação. A integração de sensores nestes sistemas é um outro tema possível de desenvolver como dissertação de mestrado.

BioMark@UC
Instituição: BioMark@UC
Responsável: Goreti Sales
Contacto: goreti.sales@eq.uc.pt
Tema: Desenvolvimento de biossensores electroquímicos para vesículas extracelulares.
Período: No período em que está disponível para o efeito (excepto os 15 dias de agosto em que o departamento encerra para férias).
Notas: Desenvolvimento de tiras biossensoras eletroquímicas descartáveis com anticorpos plásticos, capazes de reconhecer proteínas de vesículas extracelulares com origem no cérebro. Este desenvolvimento inclui a planificação inicial do anticorpo plástico, a sua avaliação e otimização com base em medidas eletroquímicas. O trabalho termina com o teste em vesículas extracelulares de origem biológica. Este plano está integrado no projeto Europeu MindGap (https://mindgap-fet-open.eu/), que envolve a Finlândia e a Suécia e é liderado pela UC. Pretende-se aqui, entre outros objetivos, desenvolver dispositivos para detetar e medir vesículas de origem cerebral que estabelecem uma comunicação entre a mente e o corpo.

INESC TEC - Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science
Instituição: INESC TEC – Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science
Responsável: Hélder P. Oliveira
Contacto: helder.f.oliveira@inesctec.pt
Tema: Áreas do grupo VCMI do INESC TEC: medical image analysis, computer vision, deep learning, biometrics and forensics, causality, explainability/interpretability in artificial intelligence, natural language processing, radiomics, medical software development.
Período: Flexível, consoante a sua instituição de ensino.

ByMe
Instituição:ByMe
Responsável: Ernesto Palhares
Contacto: ernesto.palhares@byme.pt
Tema: Sistemas de informação na Saúde.
Descrição: Interoperabilidade, IA, processos de negócio, software clínico, outros.

Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) - Universidade de Aveiro
Instituição: Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) -Universidade de Aveiro
Responsável: Gil Gonçalves
Contacto: ernesto.palhares@byme.pt
Tema: Cancer cell therapy using metal-based carbon dots for bioorthogonal catalysis.
Descrição: This project will be focused on exploring the recent trends in nanotechnology for the development of new multifunctional nanoplatforms with synergistic multimodal photo/chemotherapy. For that purpose, new forms of carbon dots will be nanoengineered by the molecular reaction between carbon precursors and active metals (MCDs) for bioorthogonal catalysis. Additionally, MCDs external surfaces will be finely functionalized by microfluidics-based fabrication of a bioactive hydrogel coating loaded with a prodrug. The precise control over the physicochemical features of the hydrogel coating will allow modulating MCDs physiological behavior, including tumoral diffusion and accumulation, for efficient cancer cell therapy.
Período: Todo o ano

International Iberian Nanotechnology Laboratory - INL
Name of the company: INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory
Name of Person Responsible: Nivedita Chatterjee
Contact: nivedita.chatterjee@inl.int
Dissertation’s Theme: Nanotoxicology and Nanosafety.
Period: September 2023 to July/August 2024
Notes: There are two experimental options to opt for the candidates: 1) will learn how to culture cells and give exposures to selected particles (nanomaterials), cell viability, and genotoxicity assessment; 2) will learn how to culture and maintain C.elegans (microscopic nematode worm model), exposure, physiological endpoints and behavior analysis and neurodegeneration. Candidates must be fluent in English.

Clynx
Instituição: Clynx
Responsável: Joana Pinto/Gonçalo Chambel
Contacto: careers@clynx.io
Tema: A Clynx pretende apoiar estudantes de doutoramento que se caracterizem pelo interesse e excelência e que pretendam aprofundar temas com elevada relevância científica e industrial, em particular nas áreas de jogos sérios, sinais fisiológicos, AI e computer vision.

Life and Health Sciences Research Institute (ICVS)
Instituição: ICVS – Escola de Medicina, Universidade do Minho
Responsável: João Filipe Oliveira
Contacto: joaooliveira@med.uminho.pt
Tema da Dissertação: The other brain: astrocytes, the stars of the brain, are modulators of neuronal function and behavior computation. Dissecting electrophysiological fingerprints of astrocytes in brain circuits in cognition and depression.
Descrição da Dissertação:
Summary: An exciting body of evidence in the past years challenged the classical paradigm that brain information processing is exclusively neuronal. Indeed, the importance of astrocytes (star-shaped, about 20% of all brain cells) is rising due to emerging data describing dynamic neuron-glia interactions. Nevertheless, little is known about the involvement of astrocytes in the circuit computation of complex behavior outputs. Our laboratory has been working on this topic (e.g., Lima et al. 2014 Molecular Psychiatry IF=14.5), and we showed recently that the blockade of neurotransmitter release by astrocytes in vivo to induces loss of neuronal oscillations theta synchrony, affecting learning and memory (work of Vanessa Sardinha, former Biomedical Engineering MSc student: Sardinha et al., 2017 Glia IF=8.1). We recently produced a worldwide consensus statement on the role of astrocytes in health and disease contexts (Escartin et al. 2021 Nature Neuroscience IF=24.9). Our lab uses rodent models to allow the recording and manipulation of neuronal networks in freely behaving animals. The use of this technique for the study of astrocyte function is unique in this field of neuroscience worldwide. We also use behavioral, optogenetic, and chemogenetic manipulation of brain circuits.
The project will be supervised by: João Filipe Oliveira, PhD (ICVS, School of Medicine, U. Minho; neurophysiology, electrophysiology); Marcelo Dias, PhD (ICVS – Escola de Medicina, electrophysiology, microelectronics, signal analysis).
Aims: This project aims to address the electrophysiological correlates of this astrocyte modulation by using an innovative recording and analysis of neuronal signals in anesthetized and behaving (freely behaving) mice. This project proposal seeks 1 or 2 students to carry out these tasks individually or in combination:
- focus on microelectronics and signal recording in behaving animals;
- focus on data analysis and implementation of available algorithms/electrophysiological measures. The final structure of the project will be discussed with the student(s) to meet the expectations for the dissertation.
Work plan: Transgenic mouse lines will be employed: e.g., IP3R2KO mice that display silent astrocytes, i.e., unable to process neuronal signals. By assessing its neural signatures during learning and memory tasks, we expect to dissect the net role of astrocytes in these functions. These results will ultimately provide insights into the roles of astrocytes in the human brain in health and disease contexts. Our laboratory has all equipment, technical requirements, and reagents available for the project to take place. This project is part of our recently funded laCaixa Foundation Grant to study the physiology of cortico-limbic circuits involved in cognition and depression. The overall budget is 0.5 million Euro and includes support to carry out these MSc dissertations, and fellowships to pursue PhD. More information under: https://fundacionlacaixa.org/en/caixaresearch-health-call-2021-project-depression-therapies.
Skills and techniques: The student will learn to record and analyze neural signals such as local field potentials (LFP) and single-unit activity (spikes) on the temporal and frequency domains to correlate with specific behavior outputs, using/adapting existing routines. Students can enroll in the project in one or both following tasks:
– construct/implant wire electrodes (stereodes or tetrodes) or commercially available probes and collect electrophysiological data from anesthetized or freely-moving/behaving mice;
– handle and analyze data obtained using Matlab/Python scripts to correlate the performances obtained in the tests with the electrophysiological activity recorded from the hippocampus and prefrontal cortex, regions involved in these tasks.
Período durante o qual o estudante poderá realizar a Dissertação: A discutir
Data a partir da qual a oportunidade poderá ser divulgada: Logo que possível.

Kinetikos Health
Instituição: Kinetikos Health
Responsável: João Proença
Contacto: jproenca@kinetikoshealth.com
Tema da Dissertação: Desenvolvimento de software médico | Biomecânica.
Descrição da Dissertação:
Desenvolvimento de aplicações (apps, web), desenvolvimento de algoritmia em biomecânica, Inteligência artificial na área das doenças do movimento. Temos especialistas e doutorados em qualquer uma das áreas, damos orientação e podemos sugerir temas em particular, mas para nós faz mais sentido que as ideias que o aluno seja mais afim.

Bioprosthethics
Instituição: Bioprosthethics
Responsável: Dr. Arun Kumar
Contacto: Info@bioprostheticscorp.com

Instituto de Medicina Molecular
Instituição: Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes
Responsável: Edgar Gomes
Contacto: edgargomes@medicina.ulisboa.pt
Descrição: Multiple muscle disorders are diagnosed based on the position of the nucleus and triad morphology, therefore understanding how nuclei are positioned and how triads are formed is of importance for the development of novel therapies against muscle disorders. The aim of the project is to understand how the actin cytoskeleton regulates the formation of muscle triads and nuclear positioning during skeletal muscle formation.
Período: A partir de Setembro