Avançar para o conteúdo

Health Hackathon

O Health Hackathon é uma iniciativa que visa promover uma cultura de inovação aberta e um ecossistema multidisciplinar que envolva profissionais de saúde e estudantes universitários na solução de um desafio real proposto pelo Hospital da Luz Learning Health. O desafio é lançado aos participantes no primeiro dia do evento, sendo que tem de ser solucionado num prazo de 24 horas.

A 4ª Edição do Health Hackathon  decorreu no Centro de Simulação Hospital da Luz Learning Health, em Lisboa nos dias 28 e 29 de outubro de 2023.  Esta edição especial contou com a organização de membros da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB) e membros da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), procurando assim instigar a participação e a colaboração de estudantes das diversas áreas da saúde.

O primeiro dia começou com a receção dos participantes e, após o momento de check-in, ocorreu a sessão de abertura. Esta foi marcada por breves palavras dos representantes das três entidades envolvidas (ANEEB, ANEM e Hospital da Luz) e, por último, pela explicação do desafio desta edição “Como tornar mais eficiente a relação clínico-paciente através da tecnologia?”. Após o primeiro momento de coffee break, foi iniciado o workshop denominado “Hackathon Starter Kit”, no qual contámos com a presença da Dra. Eugénia Brito Raimundo que viria a transmitir aos participantes técnicas fundamentais para gerir o tempo, trabalhar em equipa e resolver conflitos.

Após o almoço, os participantes tiveram um segundo momento de workshop dado pela professora Cláudia Antunes Marante e pela aluna Margarita Ojo da Silva, representantes do DSI-LAB e Venturely, no qual as convidadas deram dicas importantes para os participantes construírem um plano de negócios.  De seguida, os participantes tiveram a oportunidade de iniciar o seu trabalho em equipa começando a pôr em prática os conhecimentos que tinham adquirido. 

Seguiu-se o momento de mentoria, no qual os participantes puderam contar com a presença de profissionais das mais diversas áreas. Para além das representantes do DSI-LAB  & Venturely, puderam também contar com Joana Pinto, CEO da Clynx; o Dr. João Pedro Colaço, médico especialista em medicina intensiva; Rui Costa, Diretor Geral da General Electric HealthCare Portugal; o Dr. João Magalhães, médico e Co-fundador e CTO da Knok HealthCare; Rui Gouveia, Diretor Adjunto de Sistemas e Tecnologias de Informação e coordenador de SI/TI das Unidades norte e centro de Portugal; e Isabel Ventura, profissional no Departamento de Sistemas de Informação do Grupo Luz Saúde, Digital Innovation. 

Após este momento de partilha de ideias e conhecimento e, após o segundo momento de coffee break, ocorreu o workshop denominado “Comunicação, Argumentação e Persuasão” dado pela professora Teresa Santos-Silva com o intuito de munir os participantes de ferramentas que poderiam vir a utilizar no momento do pitch final.

No final deste workshop, os participantes deram continuidade ao seu trabalho na ânsia de apresentar uma solução disruptiva para o desafio proposto, que viria a ser construída no decorrer da noite até à manhã seguinte.

Pelas 11h, as equipas iniciaram a apresentação das suas soluções a um multidisciplinar painel de júri. Este painel foi composto por Isabel Ventura, Dr. João Pedro Colaço e Cláudia Antunes Marante, já integrantes em sessões anteriores, e ainda por Rute Sousa, Head of Strategy na Nova Medical School; e Henrique Martins, Médico e Professor na Faculdade de Medicina da UBI e em duas Faculdades de Gestão nas áreas de Saúde Digital, Liderança e Gestão. 

Finalmente, a equipa CuraTech consagrou-se vencedora, com uma solução que se focou na comunicação entre doentes com feridas pós-cirurgicas e a respetiva equipa médica, tendo desenvolvido um dispositivo que faria a comunicação direta entre a ferida e a equipa médica, garantindo um acesso priviligiado ao seu estado de recuperação. Ainda forma atribuídas menções honrosas, destacando as equipas com a solução mais inovadora e com melhor pitch

Em concordância com a sessão de abertura, representantes da ANEEB, ANEM e do Hospital da Luz deram o mote para o término do evento. 

Aftermovie

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2022 a ANEEB materializou a terceira edição do Health Hackathon no Centro de Simulação Hospital da Luz Learning Health. Nesta edição, o desafio apresentado aos participantes foi “Como podemos evitar eficazmente as quedas em internamento?” sendo que todas as equipas trabalharam incansávelmente para apresentar ideias inovadoras e viáveis. Esta edição tomou os mesmos contornos das anteriores.

Aftermovie

A segunda edição do Health Hackathon tomou lugar nos dias 25 e 26 de setembro de 2021 sendo que, devido ao panorama pandémico vivido na altura, foi realizado em regime online. Foi mantida a parceria com o Hospital da Luz Learning Health e foram praticados os mesmos moldes da edição anterior. Nesta edição, para além da equipa vencedora também foram destacadas 2 menções honrosas: a equipa que apresentou a solução com maior impacto social e a equipa que apresentou a solução com maior sustentabilidade.

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2019 realizou-se a primeira edição do Health Hackathon no Hospital da Luz Clínica de Odivelas. Ao longo das 24 horas as equipas desenvolveram as suas soluções tendo também a possibilidade de assistir a workshops e participar em sessões de mentoria de modo a aperfeiçoarem as suas ideias. A equipa vencedora foi premiada com um Cartão Dá no valor de 500€, a possibilidade de inscrição num dos eventos do Hospital da Luz Learning Health e o apoio na prototipagem e teste da solução  no Innovation Lab do Hospital da Luz Learning Health.

Aftermovie