Speed Dating
15 de setembro | 09h30-11h00
Ariana Lopes
Mestre em Engenharia Biomédica com especialização em Instrumentação Biomédica, pela Universidade de Coimbra em 2023. Realizou um estágio de Verão no Lambe Institute, university of Galway no âmbito de ajudar num projeto de doutoramento, intitulado de “Aortowatch”. No seu primeiro ano de Mestrado embarcou em Erasmus para a cidade de Milão, no Politecnico di Milano. Atualmente trabalha na empresa Accenture, uma empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia de informação e outsourcing. No seu trabalho atual trabalha na área de Field Forcing Management/ Salesforce, como developer.
Luísa Silva
Recente mestre em Engenharia Biomédica pela Nova School of Science and Technology (FCT-NOVA). Durante o meu percurso académico tive a oportunidade de experienciar diferentes contextos, desde um estágio no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, a um Erasmus SMS na Sorbonne, em Paris. Em 2023, juntei-me à equipa de Medicina Nuclear e Radiofarmacologia (Durval Costa lab) da Fundação Champalimaud para realizar o projeto de dissertação, na área de processamento de imagem médica com recurso a inteligência artificial. Acabei por me juntar oficialmente a esta equipa em abril de 2024, onde sou Eng. Biomédica e investigadora, com o objetivo de dar apoio tecnológico e computacional à equipa clínica.
Francisca Andrade
Mestre em Engenharia Biomédica pela FCT-NOVA (2015-2021), onde tive a oportunidade de integrar o Núcleo de Biomédica da NOVA ou a ANEEB, equipas desportivas e até a Tuna Feminina.
Durante a elaboração da dissertação de mestrado fui convidada para integrar uma bolsa de investigação no CENIMAT (2020), laboratório inserido no I3N, para desenvolvimento de projetos relacionados com soluções de diagnóstico para COVID-19.
Após 1 ano e meio a trabalhar em contexto laboratorial, aventurei-me pelo meio empresarial e candidatei-me à UpHill, onde comecei pela posição de Pathway Specialist, da equipa de Medical (julho, 2021). Mais recentemente, transitei para a equipa de Sales, contactando diretamente com potenciais clientes, nacionais e internacionais.
Daniela Cancelinha
Mestre em Engenharia Biomédica com especialização em Imagem e Radiação pela Universidade de Coimbra. Durante o seu percurso académico teve a oportunidade de realizar Erasmus em Milão, no Politecnico di Milano, e de desenvolver um modelo de avaliação sistemática dos índices de qualidade e complexidade dos planeamentos dosimétricos de radioterapia, no Instituto Português de Oncologia de Coimbra. No segundo ano de Mestrado foi estagiária no Instituto de Investigação Clínicia e Biomédica de Coimbra em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico, onde estudou os efeitos e a dosimetria do rádio-223 em modelos celulares de cancro da próstata metastático. Atualmente, encontra-se a trabalhar na Accenture, uma empresa multinacional de consultoria de gestão e tecnologia de informação, desempenhando funções de App/Cloud Support Associate.
Francisco Cortez Viterbo
Engenheiro biomédico formado pelo Instituto Superior Técnico (IST), onde concluiu o mestrado em Engenharia Biomédica com especialização em Biomecânica e Engenharia Clínica.
Durante o seu percurso académico, realizou um Erasmus na Graz University of Technology, na Áustria, e desenvolveu uma tese de mestrado sobre economia circular e gestão em saúde, utilizando uma abordagem participativa para identificar critérios sustentáveis na aquisição pública de dispositivos médicos de uso único.
No IST, Francisco atuou como investigador, contribuindo para pesquisas em ciência da decisão, engenharia de gestão e economia circular, além de desenvolver um curso online (MOOC) sobre regulamentação de tecnologias de saúde.
Atualmente, é bolseiro de doutoramento empresarial pela FCT, no IST, em colaboração com a ULS Santa Maria, onde desenvolve estratégias e programas para promover a sustentabilidade ambiental nos hospitais.
Catarina Rebelo
Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Aveiro desde 2023. Com o seu percurso académico marcado pelo associativismo, foi Diretora de Relações Empresariais numa Júnior Empresa, e fez parte da Presidência do XVIII ENEEB. Atualmente, trabalha na Colep Consumer Products, uma multinacional integrante do grupo RAR, focada na produção de cosméticos e, atualmente, na rampa de lançamento para a produção de dispositivos médicos e produtos farmacêuticos. Neste momento, encontra-se a terminar o seu estágio profissional na área de Quality Assurance.
Maria Inês Rebhan
Na faculdade, iniciou os seus estudos em Engenharia Biomédica no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP-IPP), em 2021.
Durante a sua graduação, Maria Inês envolveu-se ativamente em atividades de caráter estudantil e associativista, ocupando cargos de liderança, como a presidência do Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica do ISEP, no ano letivo de 2022/2023. O seu interesse e dedicação nesta engenharia são evidentes em projetos desenvolvidos, como o "FallDeTech" para detecção e prevenção de quedas de idosos.
Também foi voluntária e embaixadora em eventos importantes da área.
Profissionalmente, Maria Inês tem experiência como promotora de eventos, hospedeira e violinista, e recentemente concluiu um estágio curricular no Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses em Coimbra, onde trabalhou no Departamento de Projetos e Aquisições.