Nos dias 18 a 20 de abril de 2019 decorreu o +ANEEB, a atividade solidária da ANEEB que juntou jovens estudantes de Engenharia Biomédica de todo o país, numa intenção de ajudar a comunidade da Vila da Tocha em várias vertentes.

Os preparativos no local começaram no dia 17, mas foi o dia 18 o ponto de partida, com os participantes a chegarem para se conhecerem. O alojamento foi uma antiga escola, atual sede de escuteiros da Tocha, onde todos acantonaram.

Num primeiro momento, o objetivo foi o de quebrar o gelo e fazer com que todos, organização e participantes, se tornassem uma só equipa que se conhece e está confortável para trabalhar em conjunto. Apesar desta noção de grupo nunca ter sido perdida, para facilitar a realização dos trabalhos voluntários, foram criadas três equipas para os dias seguintes. Após o almoço, foi o momento das formações vocacionadas para as várias atividades, realizadas na Junta de Freguesia da Tocha, com o seu apoio. A primeira formação foi relacionada com os testes MoCA, testes que avaliam a progressão do défice cognitivo, lecionada pela ANEP – Associação Nacional de Estudantes de Psicologia. Continuou com uma sessão sobre espécies invasoras, particularmente focada no nosso alvo, as Acácias, proporcionada pelo projeto Invasoras.pt. De seguida, foi a vez da formação sobre os workshops, lecionada pela ANEEB, cuja intenção residiu em demonstrar como inscrever e trabalhar na Área do Cidadão do Sistema Nacional de Saúde. A última sessão assentou nas visitas a realizar a idosos, com a companhia da GNR, lecionada por membros da RLIS (Rele Local de Intervenção Social) de Cantanhede, já familiarizados com as situações que iríamos encontrar.

Após uma primeira ronda de atividades, o serão foi passado na Gala Solidária da ANEEB, em que membros participantes do evento, e não só, puderam assistir a entregas de prémios e contribuir para uma causa solidária, a Associação NOMEIODONADA. Foram também entretidos pelo Grupo de Fados e Guitarradas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, e puderam ficar ao corrente dos avanços no ENEEB 2020, da Campanha Papel por Alimentos, e da segunda edição do Team Weekend da ANEEB.

No dia seguinte, a manhã começou em força, com as equipas criadas a distribuírem-se pelas várias tarefas solidárias. Nas visitas, os elementos puderam contactar com pessoas sinalizadas pela GNR, por solidão ou por motivos de carência sócio-económica. O contacto pessoal fez os participantes aperceberem-se de realidades totalmente díspares da sua vida.

Nos Consertos de Cadeiras de Rodas, no Lar Residencial da Tocha da APPACDM Coimbra, puderam melhorar as condições materiais de vários pacientes, com uma renovação estética e funcional de alguns equipamentos. Os participantes foram recebidos de braços abertos, e foram até prendados com um bolo confecionado pelos utentes da instituição.

Nas Farmácias Elísio Andrade e Salutis, os testes MoCA realizados por membros da ANEP foram apoiados pelos participantes, para uma melhor avaliação dos doentes que se submeteram aos mesmos.

Nos Workshops da Área do Cidadão, os participantes puderam aprender como funciona esta revolucionária ferramenta do SNS, bem como inscrever-se na mesma, e realizar alguns testes online que a plataforma disponibiliza, fazendo uma avaliação superficial dos seus hábitos.

Da parte da tarde, as atenções viraram-se para uma visita à Stolt Sea Farm – Tocha, apoiante do evento, seguida de uma intervenção em dois locais da Praia da Tocha, no sentido de diminuir a população invasora de Acácias. Foi um momento ao ar livre, num contexto mais informal, que possibilitou um convívio maior entre os participantes e a própria organização.

Depois de um dia repleto de atividades, o jantar foi altura de descontração e de convívio, onde se repararam forças para o dia seguinte.

No novo dia, as atividades da parte da manhã foram rotativas em relação às atividades do dia anterior, por forma a possibilitar a interação de todos com todas as tarefas. A parte da tarde demarcou-se pelo momento de despedida e de balanço dos participantes e ANEEB. Com um grande sentimento positivo em relação à atividade, despedimo-nos com o mote lançado, “Antes de engenheiros, pessoas”, e é tudo o que poderíamos pedir.

A ANEEB deixa um profundo agradecimento a todos os patrocinadores e parceiros institucionais que nos ajudaram na realização desta atividade, bem como a todos os participantes, esperando que façam da mesma um balanço tão positivo como nós.