Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, a ANEEB esteve presente no Building the Future 2022, tendo assistido a diversas apresentações e discussões sobre diversos tópicos inerentes à tecnologia e inovação.

 

o   Burnout: A Process of Exhaustion

Às 11h, um profissional de saúde da Multicare fez uma breve introdução à definição e às consequências psicológicas e físicas do burnout. Nesta sessão também foi introduzido o link entre o burnout e o stress crónico, assim como foram discutidas as várias condições laborais que costumam estar na génese de um burnout. Concluiu-se a apresentação com um apelo à ajuda e reforço do trabalho das entidades empregadoras.

o   The science of Burnout prevention

Às 11h10, Lucas Miller e Sarah Yousof, ambos membros do Berkeley Lab, abordaram as características de um burnout descobertas e estudadas por Christina Maslach, cientista que definiu pela primeira vez o burnout, e a evolução histórica da patologia. O duo de oradores clarificou o link entre o stress crónico e o burnout, bem como as respostas do nosso organismo e mente ao stress crónico. Por fim, demonstraram a dificuldade na recuperação de um burnout e a importância da sua prevenção, introduzindo a técnica de prevenção 3M framework. No 3M framework devemos respeitar e implementar 3 tipos de pausas nos nossos estilos de vida que nos permitam afastar psicologicamente do trabalho– macro breaks, meso breaks e micro breaks.

o   Predicting and protecting through AI

Às 11h30, Pedro António Lopes e Fábio Paixão, ambos cientistas de dados na Noesis, apresentaram uma solução da Noesis para lidar com deteção de fraude de vários tipos de documentos de forma rápida e eficaz. Durante a apresentação, introduziram de forma detalhada conceitos básicos de Computer Vision e NLP que são a base da arquitetura da solução desenvolvida. Nesta sessão, explicaram como treinam o algoritmo e integram-no na arquitetura.

o   Deja Two – You in the Metaverse

Pelas 12h, Verónica Carvalho apresentou o trabalho e missão da Didimo, empresa de metaverse da qual é CEO & Founder que se foca na criação de humanos digitais. A oradora abordou vários conceitos e potencialidades de metaverse e sublinhou a importância de assegurar confiança e autenticidade neste tipo de ambientes. Por fim, a CEO explicou o processo da Didimo, desde uma simples selfie até ao streaming de um humano digital, e a importância de assegurar uma representação escalável, morfologicamente correta, rápida e personalizável de determinado indivíduo.

o   The World Data Hub

Pelas 12h20, Alexandre Pinho trabalhador UN Global da Microsoft e a strategy lead Juls Hollidge da World Health Data Hub discutiram o modelo de estratégia e a visão da World Health Data Hub. Durante a discussão foram abordadas várias questões, sendo algumas das que mais deram espaço ao diálogo:  –  o valor da World Health Data Hub para a OMS durante a crise de COVID-19, qual a estratégia típica da World Health Data Hub e como se adapta a casos clínicos/saúde específicos, como coopera com a OMS e com os diferentes sistemas de saúde e governos dos países do mundo, e os desafios no futuro da segurança e privatização de dados governamentais e das infraestruturas necessárias para a sua operação. 

 

Sessão: The Impact of Technology on Society 

Wellbeing by Fidelidade-Human-Focused 

Friday 28 January 2022 16:00-16:10 

Speakers: Powered by Multicare 

Esta sessão foi acerca do impacto que a tecnologia tem atualmente na sociedade, onde o orador exprimiu, do seu ponto de vista profissional enquanto médico psiquiatra, os benefícios e as malícias associadas a este assunto. Sendo que os benefícios que o orador referiu foram o impacto positivo que a tecnologia trouxe para a medicina. Por exemplo, a nível do diagnóstico, do tratamento e do processamento de dados. No entanto, afirma que atualmente existem pessoas com dependência do mundo virtual, sendo que nas pessoas mais novas este acarreta dificuldades em aprender competências sociais que são indispensáveis. 

 

Sessão: Investing in Your Educational Journey 

Empowerment-Training & Education 

Friday 28 January 2022 16:15-16:45 

Speakers:  

Daniel Traça 

Irina Pereira 

Sofia Sá 

Tânia Costa Neves  

Nesta sessão, foi apresentada a instituição  “Fundação José Neves” que tem como objetivo distribuir bolsas reembolsáveis para estudantes que não tenham possibilidades financeiras para seguirem os estudos. Nesta sessão esteve presente um representante desta fundação (Daniel Traça), e três alunas que estão a estudar com estas bolsas reembolsáveis (Irina Pereira, Sofia Sá e Tânia Costa Neves). 

Ao longo desta sessão, as três alunas foram expondo as suas ambições e o porquê de terem escolhido esta associação, sendo que quando entrarem no mercado de trabalho terão de voltar a reembolsar o valor à fundação.  

 

Low-Code Solutions Complementary to Education 

Na perspetiva de acompanhar a transformação da era digital que nos é inerente aos dias de hoje, esta sessão teve como finalidade abordar as metodologias de low-code aplicadas ao auxílio da educação. Dada a rápida e constante mudança de paradigma na tecnologia, os processos low-code são cada vez mais presentes e uma mais-valia para ajudar a acompanhar este desenvolvimento. Neste sentido, foi apresentada a Power Platform, uma solução low-code da Microsoft.  

A Microsoft Power Apps é constituída por aplicativos, serviços, conectores e uma plataforma de dados que possibilitam, num ambiente simplificado e de rápida implementação, desenvolver aplicações personalizadas ao trabalho ou negócio em questão. 

Já o Microsoft Power BI é um serviço de análise de negócios cujo objetivo passa por fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simplificada, de modo a permitir que os seus usuários criem os seus próprios relatórios e dashboards.  

A componente Power Automate da plataforma permite simplificar tarefas repetitivas e automatizá-las, para uma melhor gestão de tempo e poupança de trabalhos. 

Por fim, mas não menos importante, é ainda disponibilizado o  Power Virtual Agents que oferece a possibilidade de criar rapidamente os famosos conversational bots.  

  Tendo isto em mente, esta pode ser uma plataforma poderosa para ajudar as instituições de ensino a se adaptarem à transformação digital e responder às necessidades que esta era digital exige, tanto integrando-a no processo curricular ou estagiário. 

 

Methodologies in Cognitive Development 

Nesta sessão, foi debatido o uso de metodologias de Inteligência Artificial (IA) na educação escolar, bem como o seu paradigma num futuro que se aproxima. Desta forma, foi discutido como ferramentas de IA, realidade aumentada ou e-portfolios poderiam ajudar os alunos a entender conceitos mais abstratos, que necessitam de ser lecionados com igual qualidade. 

Para além disto, foram abordados tantos outros temas como o cruzamento do mundo da tecnologia com as emoções, nomeadamente a felicidade, e ainda a possibilidade que se levanta de as tecnologias provocaremretrocessos na inteligência do indivíduo nas gerações mais recentes. 

Com isto, pretende-se que através do auxílio das novas tecnologias, ocorra uma mudança no mindset de que o professor ensinou e, em contrapartida, demonstrar as evidências de que o aluno efetivamente aprendeu. 

 

Posto isto, a ANEEB gostaria de parabenizar a organização do Building the Future 2022, bem como todas as estruturas envolvidas neste evento, esperando voltar a estar presente em futuras edições.