Nos dias 25, 26 e 27 de março de 2022, a ANEEB esteve presente no XIII Symposium on Bioengineering que teve lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este evento foi constituído por vários painéis com o intuito de dar a conhecer várias facetas da Bioengenharia e a sua intervenção na atualidade. Esta edição marcou a retoma da componente presencial do evento, que também foi transmitida virtualmente. Seguidamente, realçam-se alguns dos painéis que decorreram durante este evento.

Made in Bio

Como tem sido recorrente nas edições anteriores, o primeiro painel do simpósio conta com a presença de antigos alunos do curso. Com os mais diversos percursos profissionais, os oradores demonstraram que as perspectivas futuras para um Bioengenheiro não têm limites. 

Fueling the Curiosity

No segundo painel do dia, Fueling the Curiosity, foram abordados assuntos muito relevantes atualmente, passando pela sustentabilidade e alterações climáticas, bem como a produção de alternativas aos combustíveis fósseis e a conversão de resíduos em biocombustíveis.

Go Bio or Go Home

Logo após a pausa de almoço, decorreu o painel Go Bio or Go Home, que foi dedicado maioritariamente ao desporto, onde foi abordada a técnica de neurofeedback para uma monitorização da atividade cerebral em atletas de alta competição. Foram também relatadas inovações biomédicas para reparação e substituição de meniscos e, por fim, foi feita uma análise bioquímica aos outros fatores que diferenciam os atletas de alta resistência.

Forensics, My Dear Watson

O primeiro dia do evento foi finalizado com o painel Forensics, My Dear Watson, no qual foram abordados a aplicação e papel importantes da Engenharia Biomédica na área forense. Este painel abrangeu tópicos, tais como antropologia forense, análise biomecânica forense do impacto de abanar bebés, análise biomecânica de lesões e reconstrução de acidentes, no âmbito da análise forense.

Warning: Controversy Ahead

O primeiro painel do segundo dia do evento foi marcado pela apresentação de temas potencialmente controversos da Bioengenharia. Desde os canabinóides até à biometria, passando também pela genética de animais de gado, os temas abordados captaram bem a atenção do público, que mostrou o seu interesse nas questões que colocaram aos oradores na segunda parte do painel.

Can you hear the eco?

A preocupação com a depleção dos recursos naturais pode ser abordada em qualquer área. Neste painel foram expostas algumas das respostas que a Bioengenharia pode dar ao problema em causa, abordando campos de estudo como a produção de alimentos, produção de microalgas, e a sustentabilidade da inteligência artificial a grande escala.

Turning Science into Miracles

No penúltimo painel deste evento, Turning Science into Miracles, tal como o nome indica, foram apresentadas soluções com recurso à biomédica e medicina regenerativa para a produção de órgãos para transplante, de modo a aumentar a sua biocompatibilidade. Foi também abordado, de que modo é que a engenharia elétrica pode ser útil na área da neurologia para curar um tipo de cancro cerebral, bem como a importância da microbiologia no tratamento da Doença de Parkinson.

Game Changing Engineering

O último painel do evento foi focado em tecnologias que podem mudar de forma significativa os vários ramos da Bioengenharia. Para além das apresentações de grande valor de cada orador, que expuseram o seu trabalho em ativação de genes, biometria e interações bacterianas, no período de discussão aberta foram debatidos os possíveis impactos deste tipo de avanços científicos na sociedade.

Para além dos painéis de excelente carácter pedagógico, o Symposium on Bioengineering também engloba workshops nos mais variados tópicos, e ainda um concurso de Science Under 5’, onde os alunos podem apresentar os seus projetos e ganhar prémios.

Finalizado o simpósio, a ANEEB congratula o NEB por mais uma excelente edição do evento, e considera que o regresso ao palco do auditório da FEUP não ficou aquém das expectativas.

Carolina Brás

Gonçalo Ferreira

Renata Fernandes