A ANEEB esteve presente nas Jornadas de Biotecnologia na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, nos dias 30 e 31 de março. Este evento decorreu em formato híbrido, mantendo o sucesso do formato online do ano passado, mas voltando ao presencial, sendo este último tradicionalmente utilizado antes da pandemia. Deste modo, apesar do evento ter ocorrido presencialmente na Escola Superior de Biotecnologia, foi possível levar o painel de oradores, tanto nacionais como internacionais, a qualquer pessoa e em qualquer lugar.
No primeiro dia, as jornadas começaram com dois painéis, sendo um deles focado na Engenharia Alimentar, com foco nas influências do marketing nas nossas escolhas alimentares. Seguidamente, o painel focou-se na Engenharia Biomédica, desmistificando o papel dos engenheiros biomédicos. Neste último, contou-se com a presença de dois engenheiros biomédicos que relataram a globalidade das tarefas que envolvem a engenharia biomédica. Na manhã do mesmo dia, ouviram-se palestras como sustentabilidade na inovação no setor agroalimentar assim como o poder das bactérias na nossa personalidade.
Mais tarde, foram apresentados projetos sightseeing por alunos e ex-alunos da ESB. Esses projetos consistiam nos seguintes temas: Contributo das coberturas verdes nas alterações climáticas, Desenvolvimento de membranas contendo um indicador de pH para a deteção colorimétrica de variações de pH em feridas crónicas, e por fim, O impacto da Pandemia de COVID-19 na resposta à Insegurança Alimentar em Portugal. Mantendo o ambiente de alunos e ex-alunos, foi a vez dos Alumni da ESB darem o seu contributo. Aqui explicaram os diversos percursos e as diferentes portas que a ESB abriu.
Para finalizar, este dia terminou com painéis relativos à Biotecnologia na Indústria Alimentar e à higiene, com “How Much is Too Much Hygiene”.
O segundo dia começou com uma round-table com start-ups relativas a engenharia biomédica e alimentar. Ambas explicaram como surgiram e as dificuldades que ultrapassaram.
Posteriormente, foram apresentados três workshops: Água e Saúde, Insetos na nossa alimentação e Mindful Eating. Para finalizar, foi apresentada uma sessão intitulada de Como ultrapassar o falhanço e usar a criatividade na ciência, onde diversos oradores discutiram sobre como o “falhanço” os ajudou a chegar onde chegaram, concluindo que sem falhanço a ciência não chegaria a lado nenhum.
Finalizado este evento, a ANEEB congratula a organização das Jornadas de Biotecnologia na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, por mais uma excelente edição deste evento, considerando que os temas nele apresentados foram em tudo relevantes para os seus participantes.
Miguela Teixeira