Numa nova edição, a ANEEB voltou a marcar presença, dia 23 de fevereiro, na IV Feira de Voluntariado, organizada pelo Núcleo de Estudantes do Departamento de Física, da Universidade de Coimbra.

Ao contrário da última edição, o evento decorreu de forma presencial em frente ao Departamento de Física numa espécie de circuito. Os participantes foram divididos em vários grupos e percorreram os vários postos, ouvindo detalhadamente as inúmeras funções e impactos que cada instituição tinha para oferecer.

Dessa forma, assinalaram a sua presença um total de 10 associações, tais como: a Liga do Pequeninos, uma associação, sediada em Coimbra, com o principal objetivo de aproximar o Hospital Pediátrico à comunidade; a Liga Portuguesa contra o Cancro, fundada em 1941, cujo trabalho incide na saúde e campanhas para a prevenção do cancro; e a Liga Nacional Contra a Fome, uma das maiores associações ligadas ao combate contra à fome a pobreza.

Para além disso, esteve presente a AIESEC, uma organização mundial de jovens, regida pelos principios de Liderança, Sustentabilidade, Inovação e Diversidade; a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que tem como intuito a prestação de apoio a vítimas de crime (e.g. violência doméstica, crimes sexuais, discriminação, etc.), bem como às suas famílias e amigos, e o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA), com início das suas atividades em 2001, que presta serviços alimentares e de vestuário aos sem-abrigo e famílias desfavorecidas.

Para terminar, também foi apresentada a SOS Estudante cujo o impacto na comunidade estudantil tem sido cada vez maior, a nível de apoio emocional e prevenção do suicidio; a Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV), que consiste na  protecção da vida humana, desde a sua concepção; o Instituto Justiça e Paz, uma associação de cariz religioso que se foca no apoio escolar a estudantes universitários e, por fim, foi apresentada a Refood, que se foca nos desperdícios alimentares e procura uma uma maior e melhor sustentabilidade.

Epilogando, a ANEEB parabeniza o Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Universidade de Coimbra por esta iniciativa, e por não ter visto a pandemia como um impedimento para a realização deste tipo de evento, cujo tema será sempre da maior pertinência. Na esperança que mais eventos se realizem, concluímos que a organização, dinamização e implementação deste evento foram irrefutavelmente positivas.

 

Inês Salvador