Nos passados dias 26 e 27 de fevereiro, a ANEEB marcou presença na segunda edição do ThinkBio!,  que decorreu em formato digital. O ThinkBio! desafia os participantes a procurar soluções de empreendedorismo como resposta  a problemas relacionados com a Bioengenharia, contando ainda com workshops e o apoio de mentores especializados   que ajudam no desenvolvimento e apresentação dos projetos.

O evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Bioengenharia (NEB) arrancou com os workshops “Public Speaking: Speak & Lead” e “Desenvolvimento do Produto e Business Model Canvas”, de forma a conferir aos participantes as ferramentas necessárias para captar a atenção da audiência e dos júris, bem como a elaborar um plano estruturado de negócio. Na manhã seguinte, o tema do desafio foi apresentado: Plásticos nos Oceanos. Depois de uma sessão de brainstorming, as equipas participantes apresentaram as suas ideias e planos de ação aos mentores, que transmitiram as suas opiniões e conselhos de como prosseguir. No final do dia, cada equipa expôs o seu trabalho ao painel de júris, que destacaram as inovações e os desafios associados a cada projeto, e avaliaram a solução proposta de forma interdisciplinar.

As ideias apresentadas pelos concorrentes mostraram-se originais, mas exequíveis , desde aplicações que dão relevo à consciência ambiental, até garrafas de cortiça revestidas por material biodegradável, passando por treino de aves para recolha de lixo e redes que retêm microplásticos.

Os dois dias do evento foram marcados pelo bom ânimo e sociabilidade dos participantes e da comissão organizadora que, apesar das dificuldades inerentes ao contexto pandémico atual, conseguiu realizar um evento que não ficou aquém das expectativas.

A ANEEB parabeniza o NEB pela iniciativa e pela adaptação do evento a um ambiente virtual, esperando poder comparecer em futuras edições.

Categorias: Notícia