Foi nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2020 que ocorreu o Congresso Nacional de Esclerose Múltipla 2020, intitulado “Saúde 4.0 – Mover a Montanha”. Esta edição, com o objetivo de celebrar simultaneamente o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla e o 36º aniversário da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), foi organizada pela própria SPEM de forma a que se adequasse ao contexto pandémico vivido internacionalmente. Para tal, esta organização recorreu a uma plataforma que permitiu assistir às diferentes palestras, fazer networking e conhecer o alinhamento de conferências e melhor conhecer os palestrantes, o que acrescentou valor ao congresso, tornando-o mais dinâmico e interativo.

Sendo a Esclerose Múltipla o tema central do debate, os mais diversos painéis  deram palco a pessoas com a síndrome, terapeutas, cuidadores e enfermeiros, entre outros, que tanto exploraram  as problemáticas inerentes à síndrome, como apresentaram vários casos de sucesso de soluções que melhoram a qualidade de vida dos portadores. 

Um dos elementos da Conferência, em particular, consistiu na apresentação e divulgação dos resultados da Hack4Good, um concurso de ideação dirigido a todos aqueles que quisessem participar, mas que logrou principalmente do contributo de alunos de Engenharia Biomédica. O desafio proposto consistia na mitigação dos efeitos da síndrome, quer a nível biológico, como no que concerne ao impacto sócio-profissional da mesma, recorrendo para tal a algum tipo de solução – tecnológica ou não. 

A equipa de vencedoras do concurso, Inês Lima e Mariana Oliveira, ambas alunas de Engenharia Biomédica e Biofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentaram  a Abracelet – uma aplicação compatível com várias braceletes e smartwatches do mercado que permite melhor monitorizar a evolução da doença, através da avaliação constante de biossinais como ECG, frequência cardíaca, IMU e actigrafia.

A ANEEB congratula a SPEM pela iniciativa, incentivando para que esta união conseguida ocorra novamente, em prol da sensibilização dos alunos para a Esclerose Múltipla.

Categorias: Notícia