Nos passados dias 13 a 18 de outubro de 2020, a ANEEB marcou presença no International Conference on NeuroRehabilitation (ICNR 2020), International Symposium on Wearable Robotics (WeRob 2020) and WearRAcon Europe, que este ano ocorreram em paralelo e juntaram investigadores, empresas, centros médicos e órgãos governamentais para apresentar e discutir as mais recentes inovações e soluções no ramo dos Wearable Robotics e Neuroreabilitação.

A conferência ocorreu virtualmente através da plataforma VirBELA, um mundo virtual imersivo que permite várias reuniões, exposições e apresentações em auditórios, salas de reuniões ou salas de exposições através de personagens personalizáveis.

Embora tenham ocorrido em paralelo, o ICNR 2020 e o WeRob 2020 abordaram temas complementares. O primeiro focou-se nas áreas de Reabilitação Clínica, Neurofisiologia Aplicada e Engenharia Biomédica e Neuronal, enquanto que o segundo se focou em novas tecnologias, abordagens e desafios dos Wearable Robotics em âmbito clínico e empresarial. Em conjunto, a conferência contou com sessões de posters, 13 palestras plenárias, e ainda vários workshops e pequenas apresentações e exposições.

O programa científico iniciou no dia 13 de outubro com a palestra plenária gerida pelo Prof. Roger Gassert (ETH Zürich), que abordou o recurso de exoesqueletos para assistência e terapia no dia a dia após uma lesão. Ainda da parte da manhã, seguido de workshops, ocorreu a sessão inaugural do congresso, que contou com o Prof José L. Pons (Shirley Ryan Ability Lab), presidente do congresso, e os vários vice-presidentes do ICNR 2020 e WeRob-WearRAcon 2020, Prof. Metim Akay (University of Houston), Dr. Diego Torricelli (Cajal Institute, CSIC), Dr. Juan C. Moreno (Cajal Institute, CSIC),  Dr. Jawad Masood (Centro Tecnológico de Automoción de Galicia), Christophe Maufroy (Fraunhofer IPA) e Dr. Urs Schneider (Fraunhofer IPA). O primeiro dia terminou com a palestra do Prof. Sunil Agrawali (Columbia University, New York) sobre a utilização de robôs para caracterizar, treinar e restaurar o movimento humano, e com pequenas apresentações, que ocorreram em simultâneo em vários auditórios virtuais.

O segundo dia iniciou com a palestra plenária do Dr. Ferdinando Mussa-Ivaldi, do Shirley Ryan Ability Lab, dando ainda lugar às palestras do Prof. Israel Benavides, engenheiro ergonómico na Ford Motor Company Europa, do Dr. Jonathan Wolpaw, diretor do National Center for Adaptative Neurotechnologies e do Prof. James Patton, investigador sénior do Shirley Ryan Ability Lab, e ainda de pequenas sessões de apresentação sobre algumas investigações a ocorrer em vários laboratórios em todo o mundo.

O terceiro dia do congresso contou com a palestra da Dra. Natalie Mrachaez-Kersting acerca das seus últimos avanços no Motor Control Laboratory e Neuroplasticity Laboratory (Dinamarca), da Dra. Nadia Dominici, professora na Vrije Universiteit Amsterdam, e do Prof. Arun Jayaraman, que descreveu o avanços dos exoesqueletos na investigação e tratamento clínico na última década. A parte da tarde contou ainda com a sessão de posters de ambas as conferências e ainda com sessões de divulgação científica.

Por fim, o último dia do evento trouxe ainda a presença do Dr. Aleš Holobar, professor da University of Maribor, da Dra. Vivian Mushahwar, presidente do Functional Restoration at University of Alberta, o Dr. John Krakauer, professor na Neurology and Neuroscience at Johns Hopkins School of Medicine, e do Prof. Matthew Marino, Diretor de ergonomia e fatores humanos na HeroWear.

A ANEEB parabeniza a organização do ICNR 2020, WeRob 2020 e WearRAcon Europe pela excelente iniciativa e organização, que, mesmo sujeita a uma reformulação para conferência virtual, foi capaz de reunir inúmeras ideias e apresentações.

Categorias: Notícia