Decorreu, nos dias 4 e 5 de abril de 2020, o XI Symposium on Bioengineering, sob organização do Núcleo de Estudantes de Bioengenharia da FEUP/ICBAS (NEB-FEUP/ICBAS). Esta edição tomou um caráter particular, tendo sido realizada e transmitida numa plataforma online de webmeetings, promovendo assim a segurança de todos os intervenientes no evento. Ao longo destes dois dias, foram discutidos e compreendidos diversos temas do espectro da Bioengenharia e da Engenharia Biomédica, alocados a oito painéis diferentes.

O primeiro dia começou com uma sessão de abertura,  na qual a presidente da Direção do NEB-FEUP/ICBAS, Ana Costa, agradeceu o apoio dos parceiros e apresentou o novo conceito que ia reger a presente edição do reformulado “Symbio Wired”. De seguida, teve início o painel “Made in MIB/MEB”, onde Joana Xavier (University of Dusseldorf), Ana Luísa Teixeira (Caetano Coatings) e Célia Cruz (PeekMed), antigas alunas, partilharam com os participantes os seus percursos académico e profissional, não deixando de tecer alguns conselhos para quem ainda não concluiu o Mestrado. No fim, decorreu ainda uma produtiva sessão de perguntas e respostas às oradoras. O painel que se seguiu, “Bioengineer on a Mission”, ofereceu aos participantes uma apropriada perceção de vários projetos realizados em benefício da Humanidade, abordando temas desde o combate ao vírus Zika, a medidas de desenvolvimento sustentável.

Durante a tarde, os participantes puderam ainda contar com uma série de palestras pertencentes ao painel  “A Trip through the Nervous System”, contando com a participação dos oradores António Salgado (ICVS-UM), Zahara Moussavi (University of Manitoba), Brian Lithgow (University of Manitoba) e Cristiana Carvalho (i3B’s – UM).

O dia terminou com o painel intitulado “Bioengineering: Drawing the line”,  no qual estiveram presentes os oradores Ricardo Correia, Rui Gaspar e Hans-Curt Flemming (Universität Duisburg-Essen).

O segundo dia do evento teve início com um conjunto de três apresentações dentro do domínio da cirurgia minimamente invasiva: “Cutting Edge: The new way to operate”. Esta sessão estreou-se com a apresentação do  Dr. Christophe Chautems (ETH Zurich) que mostrou o trabalho que tem vindo a desenvolver com um impressionante “Steering flexible catheter with an external magnetic field to treat cardiac arrhythmia”. Este utiliza torque magnético para a rotação  do microrobot e força magnética na translação do mesmo. 

De seguida  passou-se à apresentação do projeto “iKnife: from real-time chemical analysis of tissues to autonomous surgical robots” por Prof. Zoltan Takats (Imperial College London), que beneficia de espectrometria de massa para uma análise em real-time do potencial cancerígeno da zona seccionada  durante uma intervenção cirúrgica, com excelentes benefícios dentro da área oncológica. 

Por último, o Dr. Mário Rui Gonçalves (Hospital Privado de Braga) expôs a sua perspectiva, enquanto profissional de saúde sobre a entrada de novas tecnologias  na área cirúrgica,. Após este primeiro painel,  ocorreu uma Pitch Session “Science Under 5”  na qual quatro alunos apresentaram trabalhos recentes num curto espaço de tempo.

O segundo painel focou-se num dos temas mais transversais e importantes da atualidade, “Climate Change, So Do We”,  apontando soluções biodegradáveis e formas de  reduzir a emissão de gases nocivos.

A tarde iniciou-se com o painel “Tailored Biology”, que contou com a presença dos oradores Karen Polizzi, Tetsuhiro Harimoto e Manuela Pintado e focou-se na manipulação genética e a sua aplicação em diversos contextos. Por fim, o último painel baseou-se  no tema “Zoom in on Cancer” e retratando as experiências de Kelwin Fernandes e Flávia Sousa, que  expuseram os seus projetos para o combate ao cancro. 

O evento terminou com a sessão de encerramento, composta por diversos agradecimentos e uma retrospeção final sobre as palestras em webmeetings do Symbio Wired.

A ANEEB parabeniza o NEB-FEUP/ICBAS pela resiliência mostrada na rápida adaptação deste evento, que foi e continua a ser uma referência para a Bioengenharia em Portugal.

Categorias: Notícia