No passado dia 25 de Novembro, decorreu em Londres (Inglaterra) o Postgraduate Research Symposium 2019, evento organizado pela School of Biomedical Engineering and Imaging Sciences King’s College London em colaboração com o Imperial Centre for Doctoral Training in Smart Medical Imaging. Com um programa bastante completo e transversal, o principal objetivo desta conferência foi apresentar o que de melhor se está a fazer neste ramo de investigação. 

A conferência teve início às 10h00, com uma sessão de abertura que contou com o discurso do Prof. Sebastien Ourselin (King’s College London). O evento dividiu-se em três grandes momentos, em que onde o primeiro se iniciou com uma palestra dada pelo Prof. Ronald Summer (NIH Clinical Center). Esta centrou-se no tema da inteligência artificial em radiologia, onde foram descritos os desenvolvimentos mais recentes em Al para radiologia, incluindo a detecção automatizada e a segmentação de imagens. Posteriormente, decorreu a sessão de apresentações, na qual diversos alunos discutiram os seus temas de investigação entre os quais: Learning Joint Segmentation Of Tissues And Brain Lesions From Task-Specific, Hetero-Modal and Data-Shifted Datasets; Simultaneous Multi-Slice bSSFP And Compressed Sensing For Myocardial Perfusion Imaging With High Spatial Resolution And Coverage; Multi-Gadolinium Agents For Contrast Enhancement In Magnetic Resonance Imaging. Por fim, seguiu-se a primeira sessão de apresentação de posters.

Pelas 14h00, iniciou-se o segundo momento do evento com a Dr. Tracy Underwood (University of Manchester), que falou sobre os desafios e oportunidades na radiobiologia de protões e imagem.  De seguida, ocorreu uma segunda sessão de apresentações onde foram descritos temas como : A Virtual Cohort of Heart Failure Patients Four-chamber Heart Meshes for Cardiac Electro-mechanics Simulations; Effect Of Bulk Density And Neural Network Voxel-Based Pseudoct Methods On Dose-Derived Rectal Toxicity Prediction In MR-Only Prostate RT. e. Finalmente, seguiu-se a segunda sessão de apresentação de posters.

O terceiro momento dos eventos iniciou-se pelas 16h15 com um debate sobre a temática  “Imagem multimodal com PET / CT: duas modalidade são melhores do que uma?” ”, que contou com convidados como o Prof Paul Marsden (King’s College London), Prof. Alexander Hammers (King’s College London),  Dr Malene Fischer (King’s College London), Dr Sohaib Nazir e a Dr Eliana Reyes (King’s College London). O evento terminou com a entrega dos prémios para a melhor apresentação e o melhor poster.

A ANEEB gostaria de congratular a organização pela qualidade e relevância do evento e deseja boa sorte à equipa de trabalho para a próxima edição.

Categorias: Notícia