A ANEEB esteve presente, entre os dias 22 a 24 de novembro de 2019, em Gaia, no 17º Encontro Nacional de Associações Juvenis (17º ENAJ), co-organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e Câmara Municipal de Gaia (CM Gaia).

O primeiro dia iniciou com a chegada dos participantes, com a inauguração do Centro Português de Informação Juvenil, que permitirá ajudar estudantes, dirigentes associativos, políticos, investigadores e docentes a adquirirem conhecimento especializado sobre a comunidade jovem e as suas estruturas, e com o lançamento dos livros “Fiscalidade Associativa” e “Manual para jovens aprendizes de dirigentes associativos”.

Por sua vez, os trabalhos do segundo dia iniciaram com o Plenário do Futuro das Políticas Locais de Juventude, contando com a presença do Presidente da FNAJ, Tiago Rego, os vários Vereadores das Câmaras Municipais parceiras da FNAJ, os Presidentes das Federações Regionais e Distritais de Associações Juvenis e a vogal do IPDJ, Sílvia Vermelho, tendo sido discutida a temática dos jovens como criadores de ideias inovadoras nas questões aliadas à tecnologia, saúde, ambiente e políticas sociais.

Após esse momento, a Sessão Institucional contou com a presença do Presidente da FNAJ, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Após o almoço, e integrado entre um conjunto de atuações das várias associações juvenis, o 17º ENAJ recebeu a Ex-Eurodeputada Ana Gomes no painel intitulado “Comunicação do Futuro – Desafio da Justiça Intergeracional”, falando do papel da juventude na política, justiça, ciência e ensino.

No painel “Youth Talks – O Poder Transformador da Juventude”, o conjunto de ativistas, voluntários e empreendedores, nomeadamente Beatriz Gosta, José António, Luís Sousa Ferreira, Filipe Pinto, Tiago Craveiro e Mariana Moreira falaram das suas experiências, dos seus percursos de vida e dos seus projetos nas várias áreas em que estão inseridos.

Seguidamente, Susana Torres, Coach de Alta Performance do jogador de futebol Éder, que detalhou os passos para atingir os nossos objetivos pessoais, focando na diferenciação pessoal como forma de realização e de destaque na sociedade.

No painel Youth Club Speaker’s Corner & Speed Dating, os jovens dirigentes associativos tiveram direito a um espaço de partilha de boas práticas e network, contando com a presença com o membro da ANEEB, Tiago Rodrigues, que partilhou um pouco da sua experiência associativa e de ideias de inovação e co-parcerias entre as instituições juvenis.

Para terminar o segundo dia do evento, realizou-se o Festival da Juventude e Mostra Gastronómica, onde os participantes contaram com um momento de convívio e de demonstração dos produtos gastronómicos regionais das associações presentes.

O último dia do evento contou com a tomada de posse dos Órgãos Sociais da Federação Nacional das Associações Juvenis e com a Sessão de Encerramento, com a participação do Presidente reeleito da FNAJ, Tiago Rego, a Vogal do IPDJ, Sílvia Vermelho, e o Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Elísio Pinto.

A ANEEB gostaria, por fim, de parabenizar a Federação Nacional das Associações Juvenis pela organização do 17º ENAJ, que permitiu a reunião de centenas de dirigentes associativos e a partilha de ideias e projetos que tanta importância têm na vida das pessoas.

Categorias: Notícia