O Health Cluster Portugal organizou, pela décima vez, a sua conferência anual cujo tema foi centrado no futuro dos cuidados de saúde. A ANEEB teve o prazer de estar presente neste evento, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa (CCL).

Esta conferência teve início com o habitual discurso de abertura por parte do Presidente do HCP, Salvador de Mello, que aproveitou para fazer um balanço destes dez anos da instituição e também dos planos estratégicos para o futuro que se aproxima. De seguida, falou também o Presidente do COMPETE, Jaime Andrez, que referiu os diferentes fatores, associados à saúde, nos quais Portugal está a crescer e a destacar-se a nível Europeu.  

Todos os temas discutidos foram primeiramente abordados por um key-note speaker e posteriormente discutidos em formato mesa-redonda. Dentro do primeiro tópico, Stefan Larsson, Managing Director do BCG, mostrou estar impressionado com o progresso que temos tido dentro do setor da saúde em Portugal. Posteriormente, juntamente com o Professor da FMUC, Joaquim Murta, e com a Diretora Clínica do IPO do Porto Marta Soares, debateu sobre as potenciais barreiras e desafios na implementação de value-based healthcare em sistemas de saúde.

De seguida, foi a vez de João Seabra, Presidente da Siemens Healthineers, abordar o tema “Tech-enabled healthcare” falando um pouco de que maneira as novas formas de tecnologia podem influenciar e melhor os cuidados de saúde no geral. Posteriormente, juntamente com a Executive Board Member da Glintt, Filipa Fixe, e também com o Data Intelligence Director da Unilabs Portugal, José Pedro Almeida, debateu algumas vantagens e desvantagens da utilização da IA na área da saúde.

Antes do almoço, Lorena McNaughtan, Associate Director da HIMSS Internacional, falou sobre inovação aberta dentro do setor da saúde e que abrangência essa mesma abertura deve ter de forma a garantir sempre a segurança do paciente. Este tema foi discutido, em formato mesa-redonda, com a CPO Head & Country President da Novartis Portugal, Cristina Campos, que a ANEEB congratula e aproveita para agradecer mais uma vez a sua participação no Biomedical Engineering Summit 2019, e também João Martins, Partner da Pathena.

Após o almoço, o tema central foi “Patient 2.0” abordado primeiramente pelo Fernando Araújo, Presidente da CHUSJ, que explicou um pouco este conceito, discutindo de que forma a natureza multifacetada e interativa da envolvência dos pacientes na sua própria condição de saúde pode ser trabalhada. Os outros oradores presentes na mesa-redonda sobre este tema foram a Ana Paula Martins, Presidente da Ordem dos Farmacêuticos, e o Carlos Amaral, CEO da Priberam.

O último grande tema discutido nesta conferência foi “Active Ageing”, com Hugo Gamboa como key-note speaker, Presidente da PLUX, que já esteve diversas vezes associada à ANEEB, sendo que aproveitamos mais uma vez para agradecer  todo o apoio e confiança que tem vindo a ser depositada nesta Associação por parte da PLUX. Juntamente com o Hugo Gamboa, estiveram também Fernando Ribeiro Mendes e João Malva, Presidente da Cidadania Social e Coordenador Científico do Ageing@Coimbra, respetivamente, a debater todo este conceito do envelhecimento ativo e o uso de novas tecnologias neste último.

Por fim, deu-se o discurso de fecho da conferência por parte do Presidente do HCP e também da Secretária de Estado Assistente e da Saúde, Jamila Madeira. A ANEEB parabeniza o Health Cluster Portugal pelo evento organizado e agradece igualmente por todas as ideias debatidas e conhecimento transmitido ao longo de toda a conferência.

 

Categorias: Notícia