A app iPrognosis já está disponível na Play Store!
[gratuita para dispositivos Android em Portugal, Grécia, Alemanha, Reino Unido, Áustria, Austrália, Chile e Espanha]

O que é o i-PROGNOSIS?
O i-PROGNOSIS é um projeto de Investigação Europeu Horizonte 2020 (www.iprognosis.eu) que integra 11 Organizações de 6 países da EU (i.e., Grécia, Bélgica, Alemanha, Portugal, Suécia, e Reino Unido). O projeto i-PROGNOSIS tem como objetivo contribuir para um diagnóstico precoce do Parkinson e para o desenvolvimento de intervenções que melhorem a qualidade da vida do paciente. Combinando tecnologia e soluções inovadoras para a área da saúde, o i-PROGNOSIS visa promover o diagnóstico da doença de Parkinson através da análise de dados comportamentais recolhidos durante a interação diária dos utilizadores com dispositivos inteligentes (e.g., smartphones, smartwatches).

Porque é que a deteção precoce da doença de Parkinson é importante?
A doença neurodegenerativa de Parkinson é difícil de diagnosticar, pois não existe um teste específico para detetar esta condição; para além disso, os sintomas da doença de Parkinson variam de pessoa para pessoa e algumas doenças apresentam sintomas semelhantes. Recentemente, o projeto i-PROGNOSIS desenvolveu a aplicação móvel iPrognosis, que faz parte de um estudo de recolha de dados que pretende desenvolver métodos de deteção precoce da doença de Parkinson.

Porquê e como fazer download da app iPrognosis?
A participação de voluntários é extremamente importante para a realização de estudos de investigação, nomeadamente antes de surgirem novas intervenções/tratamentos no mercado. No projeto i-PROGNOSIS, os voluntários podem ser pessoas saudáveis ou pacientes com a doença de Parkinson. Para tal, só é preciso fazer download da aplicação móvel iPrognosis, e de forma voluntária pode doar dados anónimos, enquanto utiliza diariamente o seu smartphone. Todos podem participar e fazer parte da comunidade i-PROGNOSIS!

A app iPrognosis faz parte de um estudo de recolha de dados do projeto i-PROGNOSIS que pretende desenvolver métodos de deteção precoce da doença de Parkinson.

Os dados recolhidos gerais (denominados GData) são capturads “silenciosamente” pela aplicação.  A app iPrognosis registra dados da utilização do smarthphone (e.g., quando fala ao telefone ou quando envia uma mensagem; contudo, nas configurações, pode ser selecionado o tipo de dados recolhidos).

Opcionalmente, pode ser ativado o teclado iPrognosis para doar dados relacionados com a digitação do teclado.

Para mais informações sobre o Projeto:
Website: www.i-prognosis.eu
EURONEWS: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=nvaRHfA8WHA
SIC Notícias: https://www.youtube.com/watch?v=16KVv_Vjq_w&feature=youtu.be
Twitter: @i_PROGNOSIS
Facebook: EU i-PROGNOSIS

Para fazer Download da aplicação móvel iPrognosis: http://bit.ly/iPrognosis

Contato do Coordenador do Projecto i-PPROGNOSIS em Portugal

Nome Professor José Alves Diniz
Dr. Sofia Balula Dias
Instituição Faculdade de Motricidade Humana,
Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Email jadiniz@fmh.ulisboa.pt; sbalula@fmh.ulisboa.pt
This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 690494.
Categorias: Artigo