No passado sábado, dia 2 de novembro, decorreu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), a segunda edição do BiomedEnsina, o evento pedagógico organizado pela Parceria de Estudantes de Engenharia Biomédica de Lisboa (PEB Lisboa). Esta parceria inclui três dos oito associados efetivos da ANEEB: o Núcleo de Biomédica da Nova (NBN), o Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica e Biofísica (NE2B2) e o Núcleo de Engenharia Biomédica (Nebm-IST).

À semelhança da edição anterior, o evento contou com diversos workshops, onde foram lecionadas importantes ferramentas com aplicabilidade na engenharia biomédica. Durante a manhã os participantes tiveram oportunidade de aprender e praticar Arduíno, com o apoio da EBIMed, e JavaScript, com o apoio do David Pereira. Durante a tarde, foi tempo de desenvolver capacidades de Processamento de Imagem, com o José Correia, e de Modelação 3D, novamente com a EBIMed. 

Adicionalmente aos workshops, foram ainda proporcionadas duas pertinentes palestras. A primeira, apresentada pela Catarina Hoosseni, estudante finalista do mestrado integrado em engenharia biomédica e biofísica e embaixadora da EU Careers, teve como foco a integração profissional de oportunidades na União Europeia (UE). Nesta sessão, a oradora abordou as três principais formas de ingresso: carreira, estágio, e estágio blue book. Explicando cada uma, alertou ainda a audiência para a lacuna de trabalhadores portugueses na UE que se avizinha. A segunda palestra teve como preletor o Doutor Alessandro Fantoni, docente no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). O tema desta sessão recaiu sobre os sensores fotónicos, tendo sido explicados os seus princípios físicos e aplicações em engenharia biomédica. Foi ainda brevemente introduzido o projeto em curso de desenvolvimento de um novo interferómetro, bem como o estado da arte neste domínio.

Concluindo, a ANEEB gostaria de parabenizar a PEB Lisboa pelo evento didático e formativo, que reuniu participantes das quatro instituições de ensino superior público que lecionam engenharia biomédica na Grande Lisboa: ISEL, IST, FCT NOVA e FCUL

Categorias: Notícia