No passado dia 12 de outubro, a Associação de Antigos Alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (AAAESB), em cooperação com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa do Centro Regional do Porto (ESB-UCP), promoveu o 1º Fórum de Inovação em Engenharia Biomédica, com o tema “Think BIG in Biomedical Engineering” e com o objetivo de juntar especialistas reconhecidos e relevantes em engenharia biomédica com estudantes e jovens profissionais, para debaterem sobre as tendências e oportunidades que o futuro reserva neste âmbito. 

O evento, apresentado por Hugo Choupina, Vice-Presidente da AAAESB, teve início com as intervenções de Isabel Braga da Cruz, Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Vasconcelos, Presidente da Direção da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e Manuela Pintado, Presidente da Direção do CBQF – Centro de Investigação da Escola Superior de Biotecnologia, que congratularam a organização do evento e deixaram votos para que o mesmo se repita. De seguida, Raquel Madureira, Amyris, falou sobre “Alchemy Project: Capturing High Value from Industrial Fermentation BioProducts” e sobre a cooperação entre esta empresa americana e a Universidade. João Seabra, Siemens-Healthineers, incidiu no futuro da tecnologia médica sob o tema “Expanding Precision Medicine by innovative medical technology” e Susana Peñuelas-Montero, B. Braun, abordou a temática da transferência de tecnologia com a palestra “From research to product: how to incorporate key learning”.

Após um coffee-break preenchido de networking, foi altura de regressar ao debate com a intervenção de Luís Soares, do Health Cluster Portugal, que discursou sobre Portugal, através de uma palestra intitulada “Impacto da inovação na saúde dos portugueses (e na saúde da economia)”.

Este evento foi também uma forma de mostrar os trabalhos e percursos de antigos alunos. Como tal, José Santos, National Sales Manager na The Janssen Company, Catarina Pacheco, Controlo de Gestão no Hospital CUF Porto e Sara Francisco, Regulatory Affairs na SWORD Health, partilharam o seu testemunho sobre o ensino da Universidade e sobre o mercado de trabalho em que estão inseridos.

O final do evento foi marcado com uma intervenção de Ana Oliveira, Professora da ESB-UCP, que falou sobre os 10 anos do Mestrado de Engenharia Biomédica e os 13 anos de ensino na área Biomédica na Católica Porto, bem como da próxima edição do evento, a realizar-se em outubro de 2020.

A ANEEB gostaria de congratular organização pela qualidade e relevância do evento e deseja boa sorte à equipa de trabalho para a próxima edição.

Categorias: Notícia