Este artigo faz parte de uma série de artigos redigidos por colaboradores do Departamento de Ensino e Ação Social da ANEEB. Apoie o autor lendo o artigo no seu LinkedIn.

Como seria o mundo se não houvesse certeza nas medidas que nos rodeiam? Esta questão tem um impacto maior do que se pode imaginar. Medir é a evolução natural de comparar, que é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento humano. Assim, a metrologia é a ciência que se dedica às medições das grandezas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia.

A medicina, uma das muitas áreas em que a metrologia é essencial, lida com o que temos de mais importante, a nossa saúde. Desta forma, os profissionais de saúde precisam de equipamentos perfeitamente ajustados, de forma a que o diagnóstico seja o mais preciso para o paciente, garantindo cuidados adequados ao histórico e à situação do doente. Para além disto, muitas vezes os utentes têm planos de medicação estabelecidos, pelo que os laboratórios fabricam os fármacos compostos pela quantidade certa de cada substância ou, caso contrário, seria muito prejudicial.

Por outro lado, nas indústrias, a metrologia é indispensável tanto para quem fabrica, quanto para o consumidor. Ter um bom processo metrológico significa que a indústria preza pela qualidade dos produtos. Consequentemente, esta está ligada à prática de melhoria contínua, pois leva os envolvidos a prestarem mais atenção aos detalhes e a procurarem novas formas de melhorar o processo.

Por fim, com a grande procura por software mais complexos, confiáveis e de alta qualidade, é cada vez mais importante o desenvolvimento de técnicas mais precisas para controlo e gestão de projetos na área da informática. Para um controlo efetivo de um processo de desenvolvimento é necessário encontrar uma forma de se conhecer o estado do projeto em todas as etapas. Assim torna-se necessário identificar em tempo útil os desvios ocorridos durante a sua execução, possibilitando que sejam tomadas as ações necessárias para a correção dos problemas ocorridos. Um dos motivos da baixa adesão ao uso de medidas na área de software é a dificuldade em definir o que deve ser medido. Embora exista uma gama variada de atividades a serem controladas, é necessário focar a recolha num grupo restrito de dados, contemplando apenas as medidas necessárias. Uma das vantagens da recolha de medidas é o registo das informações relevantes sobre todo o projeto, gerando uma base histórica de dados que podem ser consultados posteriormente para novos projetos. Isto torna as estimativas iniciais de custo e prazo mais confiáveis e menos sujeitas a alterações.

Bibliografia:

Ferreira, W. (2019). A importância da metrologia – Blog do Grupo Sibéria. [online] Blog do Grupo Sibéria. Available at: https://siberiaequipamentos.com.br/blog/a-importancia-da-metrologia/ [Accessed 18 Oct. 2019].

Junior, A. (2019). A importância da metrologia: cotidiano, saúde e indústria – Software de Calibração. [online] Software de Calibração. Available at: http://www.softwaredecalibracao.com.br/blog/importancia-da-metrologia-cotidiano-saude-e-industria/ [Accessed 18 Oct. 2019].

Marquardt, A. and Junior, A. (2019). O impacto da metrologia na área da saúde – Software de Calibração. [online] Software de Calibração. Available at: http://www.softwaredecalibracao.com.br/blog/o-impacto-da-metrologia-na-area-da-saude/ [Accessed 18 Oct. 2019].

Techoje.com.br. (2019). Techoje – A importância das medições no controle de um projeto de software. [online] Available at: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/63 [Accessed 18 Oct. 2019].

Categorias: Artigo