A terceira edição do “Para Além da Engenharia – Um Complemento Essencial” (PAE) teve mais uma vez lugar na Universidade de Aveiro (UA), entre os dias 14 e 18 de outubro, e a ANEEB fez questão de marcar presença. Esta é uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Engenharia Física (NEEF-AAUAv), no qual se insere o Mestrado Integrado de Engenharia Biomédica da UA, e que este ano contou com a coordenação de duas alunas de MIEB, a Lília Dias e a Mariana Coutinho. 

O evento em questão visa focar na formação pessoal extracurricular de cada estudante, apresentando um programa bastante diversificado e abrangente, com principal destaque para a área da física, computacional e biomédica. Para além de palestras e visitas a empresas, houve ainda espaço para debater Soft Skills, trocar ideias com antigos alunos e realizar um Team Building.

O primeiro dia, 14 de outubro, começou com a Sessão de Abertura na qual esteve presente o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Doutor Jorge Costa, o Diretor do Departamento de Física, Doutor João Miguel Dias, o Presidente da Associação Académica da UA, António Alves e a Fundadora do PAE, Engenheira Ana Pereira. Seguidamente, deu-se início às palestras programadas que foram asseguradas por representantes de várias empresas, entre eles, Sílvia Reis, Mestre em Engenharia Física pela Universidade de Aveiro e investigadora do CENTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Dr. Pedro Salomé, também ex aluno da UA e atualmente trabalhador do INL – Internacional Iberian Nanotechnology Laboratory, Carlos Cunha, em representação do Mercentro, a distribuidora e reparadora Oficial dos automóveis Mercedes-Benz e smart e por último, Dr. Sérgio Salustio, pela BOSH. 

O segundo dia deu lugar a mais três oradores ligados à área da investigação, entre eles a Drª Susana Brás a apresentar o projeto VR2Market, a Drª Ana Silva em representação da RI-TE – Radiation Imaging Technologies que se dedica à investigação e desenvolvimento da deteção de radiação e de sistemas de imagiologia e a Drª Lúcia Bilro a expor a WATGRID da qual é co-fundadora.

Relativamente ao terceiro dia do evento, este foi marcado por palestras ligadas às soft skills, contando com a palavra de Tiago Martins sobre a Indústria 4.0, Anabela Pereira sobre a temática da gestão de tempo, Natália Fernandes relativamente à inteligência emocional e por último, Miguel Coutinho, atual aluno da Universidade de Aveiro, que falou sobre public speaking, onde realçou a importância de saber falar em público e como podemos contornar o nervosismo na hora de subir ao palco. No final do dia houve ainda tempo para a realização de uma conversa informal com antigos alunos dos cursos do departamento de Física, entre os quais a Engenharia Biomédica, na qual os atuais estudantes da universidade puderam expor todas as suas dúvidas e ouvir diferentes histórias de experiências de trabalho, entre muitos outros.

O penúltimo dia, quinta-feira, foi composto por um Team Building onde os grupos de alunos puderam participar em várias atividades cujo objetivo era fomentar o espírito de equipa e cooperação. 

Na sexta-feira, último dia do evento, ocorreram várias visitas a empresas e laboratórios, entre eles, a RI-TE, o I3N a TEKA, a Heliflex e a Altice Labs, tendo sido criada  a oportunidade de conhecer por dentro aqueles que poderão vir a ser os futuros locais de trabalho de muitos dos estudantes que lá estavam. Por fim, deu-se a sessão de encerramento que fechou uma semana marcada pela partilha de conhecimentos, de experiências e, acima de tudo, de informações essenciais para alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, ficando bem salientada a ideia de que, nos dias que correm,  as soft skills são um valioso fator de distinção de candidatos para as empresas e que vale cada vez mais a pena investir nesta vertente se pretendemos ser trabalhadores completos e preparados para entrar no mundo profissional.

A ANEEB gostaria de parabenizar o NEEF-AAUAv pela organização deste tão importante evento e desejar votos de sucesso nas edições futuras.

Categorias: Notícia