A ANEEB teve o prazer de participar no Early Career Day da 16ª Conferência Nacional de Economia da Saúde, que decorreu nos 16 a 18 de outubro, em Lisboa. O evento é organizado anualmente pela Associação Portuguesa da Economia da Saúde (APES) e, pela primeira vez, teve um dia exclusivamente dedicado a investigadores em início de carreira.

De manhã, decorreu uma sessão plenária que iniciou com a apresentação da Dra. Maria João Valente Rosa sobre a  “Comunicação em Ciência”. De seguida, Dra. Sofia Brazão falou-nos sobre “Carreiras no feminino”, partilhando algumas experiências profissionais suas. Por fim, debateu-se sobre “Quem pode ser um economista da saúde?” com o Dr. Pedro Pita Barros. A moderação da sessão plenária foi da responsabilidade da Dra. Céu Mateus, Presidente da APES.

Em comum, apresentou-se um conjunto de opiniões, no âmbito da disciplina de Economia da Saúde, enquadrados em estudos teóricos, estudos aplicados e casos de interesse para académicos e profissionais, dentro e fora do sector da saúde, tendo a audiência sempre a possibilidade de partilhar as suas experiências e participar na reflexão destes temas.

No período da tarde, os participantes distribuíram-se em sessões paralelas relativas aos temas supramencionados onde puderam discutir distintas vertentes destes assuntos, juntando aleatoriamente pessoas de diferentes formações académicas e pessoais. Revelou-se igualmente uma oportunidade para analisar desenvolvimentos realizados na investigação e na política de saúde. Posteriormente, foram apresentadas as conclusões das sessões paralelas com toda a audiência numa nova sessão plenária.

Finalmente, realizou-se a entrega da primeira edição do Prémio Pedro Pita Barros, que visa bienalmente reconhecer o contributo das gerações mais jovens para a economia da saúde. O vencedor foi o economista e investigador Dr. Vítor Castro que desenvolveu um estudo sobre o impacto do consumo do açúcar nas despesas da saúde.

A APES é uma associação científica sem fins lucrativos que tem contribuído para interligar a academia e a sociedade nos domínios da economia e gestão da saúde, política de saúde e saúde pública.A ANEEB parabeniza e agradece à APES pelo convite para o Early Career Day, revelando uma dinâmica interessante e disruptiva, que poderá devidamente ser aplicada por mais eventos.

 

Categorias: Notícia