Nos passados dias 17, 18, 19 e 20 de julho a ANEEB realizou, na cidade de Braga, a 2ª Edição do Team Weekend, uma iniciativa que pretende fomentar o diálogo e discussão relativamente ao ensino e à profissionalização de Engenharia Biomédica, junto dos seus estudantes, representantes dos núcleos, professores e profissionais da área. 

No dia 17, os participantes foram recebidos na Universidade do Minho pela equipa da ANEEB, que lhes deu as boas vindas. De seguida, David Siqueira Magboulé, fundador da LabToMarket, falou sobre Inovação em Dispositivos Médicos, um tema importante para os futuros profissionais de Engenharia Biomédica.

No segundo dia, Ricardo Rua, da Spark Agency, abordou temáticas importantes no âmbito da empregabilidade como a preparação para um entrevista de emprego e como fazer um pitch. Após o almoço, Tiago Gonçalves, Tesoureiro da Direção da ANEEB, abordou questões essenciais sobre o associativismo, desde a interação com a Autoridade Tributária e Aduaneira até aos mecanismos de financiamento do Instituto Português de Desporto e Juventude. De seguida, Ana Pereira, membro da Data Science Portugal e colaboradora da Fraunhofer Portugal, partilhou a sua experiência no âmbito da utilização de técnicas de processamento de sinal e machine learning em dispositivos biomédicos. O dia terminou com uma palestra sobre Engenharia Clínica, por Pedro Neto, gestor da HWMED, uma empresa dedicada à manutenção e gestão de equipamentos médicos.

No dia 19, Luís Venâncio, Vice-Presidente da Direção da ANEEB, moderou um debate sobre o fim dos mestrados integrados, que contou com a participação do Professor João Miguel Sanches, coordenador do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e com Tiago Gonçalves, finalista do Mestrado Integrado em Bioengenharia – Ramo de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Na hora de almoço, os participantes tiveram oportunidade de visitar o Bom Jesus de Braga, num âmbito mais informal e de convívio. De tarde, Ana Rita Cardoso e Carlos Ferreira, colaboradores do INESC TEC, apresentaram o trabalho da instituição no desenvolvimento de tecnologias de aplicação médica. Por fim, Ana Teresa André finalizou o dia com um workshop sobre as potencialidades do coaching. Os participantes foram convidados a participar num peddy-paper pela cidade de Braga, que culminou num jantar descontraído.

O último dia foi dedicado à Assembleia Geral da ANEEB, que contou com a presença de diversos representantes dos Associados Efetivos da Federação.

A ANEEB gostaria de agradecer a todos os oradores, participantes e membros da organização pela sua dedicação e trabalho em prol desta iniciativa.

Categorias: Notícia