A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolheu, nos passados dias 26 e 27 de julho, a “Women in Engineering International Leadership Summit” (WIEILS). Organizado pelo IEEE UP Student Branch, o evento envolveu estudantes e profissionais, de diferentes formações, numa pertinente discussão sobre igualdade, engenharia, liderança e outras temáticas da atualidade. 

Após uma primeira oportunidade de convívio na noite anterior, o dia 26 tomou início com a cerimónia de abertura, onde Luísa Macedo, chair da comissão organizadora do evento, deu as boas-vindas aos presentes. Discursaram também a Dr.ª Magdalena Salazar (Delegate/Director da Região 8 do IEEE), a Dr.ª Carina Andrade (chair da Women in Engineering Portugal – WiE-PT) e a Dr.ª Ana Maria Mendonça (vice-diretora, FEUP), apresentando o IEEE, a WiE Portugal Section e a FEUP, respetivamente. Inaugurado o evento, tomou início o Leadership Panel, que contou com as perspetivas da Dr.ª Sara Oliveira, Dr.ª Sofia Fernandes e Dr.ª Inês Sousa Soares. Nesta sessão, a audiência pôde conhecer as histórias, conselhos e inspirações das líderes, bem como interagir com as mesmas, tecendo questões numa plataforma para o efeito.

Seguiu-se o Space Panel, onde contámos com as intervenções da Dr.ª Marta Cortesão (astrobióloga, DLR) e da Dr.ª Ana Pires (cientista-astronauta, PoSSUM), acerca das suas diferentes experiências no trabalho espacial. Findas as apresentações e o debate subsequente, a ideia de que “não há limites para o que podemos fazer, para o que as mulheres podem fazer” estava assimilada.

Durante a tarde, decorreram duas visitas em paralelo, tendo os participantes tido oportunidade de visitar o Laboratório de Alta Tensão (LAT, FEUP) e o Laboratório de Robótica Industrial e Automação (INESC TEC). Após as mesmas foi altura da última sessão do dia, com três interessantes palestras: a de Quantum Computing 101, por Miguel Ramalho, Leadership and Career Development, pela Dr.ª Ana Madureira, e Equal Paths, pela Dr.ª Magdalena Salazar.

O dia terminou solenemente na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, onde além do jantar de gala aconteceu a cerimónia de entrega de prémios do IEEE Region 8 WIE affinity group, dirigida pela Dr.ª Maria-Alexandra Paun (IEEE Region 8 WIE Subcommittee). 

No dia seguinte, a primeira parte da manhã dividiu-se em duas Speaker Sessions, nas quais os participantes puderam escolher uma de três palestras a decorrer em simultâneo. Na primeira sessão deram-se as apresentações WICE – promoting the visibility and roles of women communications engineers, pela Dr.ª Ana Armada Garcia (professora na Universidade Carlos III, Madrid), Unconscious Bias and how to fight it, pela Dr.ª Inês Santos Silva (sócia-gerente da Aliados, co-fundadora e ativista das  Portuguese Women in Tech) e Being a leader, actually requires some super powers!, pela Dr.ª Marta Torneiro (gerente de entregas na Blip). Já na segunda sessão as opções foram Power 4.0 – What we can do to empower women in the I4.0 era, pela Dr.ª Ana Trigo (estudante no programa doutoral Advanced Engineering Systems for Industry, Bosch), Upgrade biology with software: Building bridges between neuro and computer sciences, pela Dr.ª Beatriz Costa (estudante de doutoramento da Universidade de Manchester, UK) e Convolutional Neural Network: A step by step guide, pela Dr.ª Isabel Portugal (cientista de dados).

Em ambas os momentos os participantes tiveram a oportunidade de interagir e colocar questões diretamente aos oradores, numa estimulante troca de ideias.

A terminar a manhã decorreu um debate onde os candidatos à presidência do IEEE para o ano de 2020, Dr. Dejan Milojicic (presidente da Computer Society do IEEE no ano de 2014 e membro do Board do IEEE em 2017-18) e Dr.ª Susan Kathy Land (vice-presidente de Technical Activities do IEEE no ano de 2018 ), puderam dar a conhecer as suas carreiras profissionais e expôr as suas perspetivas e propostas para o futuro do IEEE, assim como responder às questões mais solicitadas pelos participantes.

Durante a tarde tomou lugar o Equal Paths Panel, em forma de debate informal com as três engenheiras Dr.ª Célia F. Cruz (gerente de assuntos regulatórios na PeekMed), Dr.ª Sara Barros (engenheira de desenvolvimento avançado na Thales Nederland) e Dr.ª Vânia Gonçalves (gerente de projetos de informação e tecnologia na Unilabs Portugal), sobre o tema da igualdade de género no ramo da Engenharia em Portugal e o percurso a trilhar até que esta seja alcançada. Tiveram ainda a oportunidade de partilhar as suas experiências pessoais e obstáculos enfrentados em ambiente profissional enquanto líderes.

Seguidamente deu-se o Innovation Panel, um painel de destaque à criatividade, perseverança, proatividade e investigação desenvolvida pelas oradoras Dr.ª Lisa Lang (fundadora de ElektroCouture e ThePowerHouse) e Drª Helena Braga (professora no departamento de engenharia física da FEUP). Foram dados a conhecer os seus inovadores e refrescantes projetos de engenharia nas áreas da energia e do design de moda.

O evento terminou com um cocktail, onde uma vez mais todos os participantes e oradores puderam dialogar abertamente e degustar um belo vinho do Porto!

A ANEEB quer congratular o IEEE UP Student Branch pela organização deste evento inspirador onde homens e mulheres de variadas áreas, nacionalidades e experiências se reuniram para discutir a igualdade de género na engenharia e no mercado de trabalho e fomentar a capacitação das mulheres neste ramo. Estamos gratos pela amabilidade com que nos acolheram!

Categorias: Notícia