No  passado dia 4 de junho, a ANEEB teve o prazer de marcar presença na 1ª edição do Congresso de Engenharia Biomédica, organizado pela Associação de Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses (ATEHP), pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e pelo Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e processos (CEMMPRE).

O congresso foi iniciado com a sessão de abertura, momento onde se fizeram representar não só as entidades organizadoras, como também a TecnoHospital, a ANEEB, e a Ordem dos Engenheiros, na pessoa do Eng. Pascoal Faísca.

De seguida, a primeira sessão foi iniciada pelo Prof. João Carvalho, que fez uma breve caracterização do ensino da Engenharia Biomédica, seguindo-se a Dr.ª Fernanda Coutinho, que discriminou as várias áreas de ensino de cada uma das instituições que lecionam o curso em Portugal. O Prof. João Carvalho rematou a sessão, levantando algumas questões relativas ao futuro do ensino da Engenharia Biomédica a nível nacional.

A segunda sessão contou com alguns testemunhos de Engenheiros Biomédicos que se encontram no mercado de trabalho. Começou por testemunhar a Engª. Núria Moreira, que após fazer uma breve descrição do seu percurso, introduziu também o trabalho que tem vindo a realizar junto da ATM, no Hospital de Braga, e ilustrou algumas das áreas dentro da empresa onde um Engenheiro Biomédico pode atuar, como a manutenção e a administração hospitalar, a  investigação, a área da   e da informática médica. De seguida, foi ouvido o Eng. José Miguel Rodrigues, que após fazer uma breve exposição do seu percurso, apresentou a missão e as funções da SUCH, bem como os seus desafios futuros.

Após o almoço, deu-se início à terceira sessão, que foi inaugurada com o tema “Produção de Equipamentos”, onde  o Eng. Pedro Pinto apresentou a  Siemens Healthcare e a sua visão do futuro da engenharia na medicina. De seguida, a Drª. Mariana Madureira, do INFARMED, expôs algumas das alterações que serão efetuadas ao nível dos regulamentos dos Dispositivos Médicos na União Europeia. Posteriormente, a Engª. Rita Sousa, da APCER, fez uma breve introdução da empresa e de como ocorre a certificação de empresas.  Por fim, o Eng. Adriano Lopes, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, apresentou o seu projeto para a implementação de um laboratório de metrologia em ambiente hospitalar.

A ANEEB gostaria, assim, de agradecer o convite e de congratular a comissão organizadora do 1º Congresso de Engenharia Biomédica pela dinamização e organização deste evento.

Categorias: Notícia