No passado dia 4 de abril, decorreu no INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), localizado na cidade de Braga, o fórum denominado de Encontros com a Inovação em Saúde. Este evento, dinamizado pelo HCP (Health Cluster Portugal) proporcionou aos participantes o contacto com as novas tendências e tecnologias ao nível de diversas áreas da saúde. Paralelamente, o evento contou ainda com montras onde várias empresas tiveram a oportunidade de divulgar os seus produtos e serviços aos participantes.

A manhã iniciou-se com uma sessão de abertura, impulsionada por Lars Montelius (diretor-geral do INL) e por Salvador de Mello (Presidente do HCP) em que ambos destacaram a importância deste género de eventos para o desenvolvimento das tecnologias com o intuito de oferecer um atendimento cada vez melhor ao utente que as usufrui. Seguidamente, existiram três fóruns nos quais se debateram diversas gamas de doenças e respetivos tratamentos, ao nível de doenças neurológicas. O orador foi João Cerqueira (President of the Multiple Sclerosis Studies Group, Portuguese Society of Neurology), no que toca às doenças oncológicas, o palestrante foi João Mouta (PHC Medical Lead, Roche Portugal) e por último, o fórum acerca de doenças infecciosas foi dado por João Paulo Gomes (Head of the Research Unit and Head of the Bioinformatics Unit, INSA). Na parte da tarde, realizou-se uma mesa-redonda na qual se discutiu a importância das parcerias público-privadas na promoção do desenvolvimento tecnológico hospitalar. Este debate foi moderado por António Bob Santos (Member of the Board, ANI) e contou com a presença de Filipa Fixe (Executive Board Member,Glintt), Hagit Schwimmer (Director of Life Science Department, ISERD), João Ferreira (CEO, Hospital de Braga) e por último Rita Marques (CEO, Portugal Ventures). A sessão de encerramento foi dinamizada por Raquel Duarte (Secretária de Estado da Saúde), na qual explicou um pouco as dificuldades que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) atravessa no sentido de manter o equilíbrio entre a inovação tecnológica e as finanças do próprio SNS.

A ANEEB deixa o seu agradecimento ao HCP pela oportunidade de ter estado presente neste colóquio, deixando ainda a ressalva para que este evento continue a realizar-se por demais edições permitindo a divulgação do melhor que se faz na área da saúde em Portugal.

Categorias: Notícia