Nos passados dias 5, 6 e 7 de abril, a ANEEB teve o prazer de estar presente no X Symposium on Bioengineering, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (NEB FEUP/ICBAS). Sob o lema “Solving Tomorrow, Today”, este evento tem como principal objetivo a divulgação dos avanços mais recentes relacionados com os três ramos do Mestrado Integrado em Bioengenharia: Biotecnologia Molecular, Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica.

À semelhança das edições anteriores, o evento contou com o “Pre-SymBio”, realizado no primeiro dia, no qual os participantes tiveram acesso a workshops e visitas podendo, de uma forma mais prática, estar em contacto com metodologias de trabalho e empresas.

Nos restantes dias, os participantes foram postos em contacto com um programa internacional de palestrantes, que estavam inseridos em diversos painéis temáticos. Paralelamente, foram dinamizadas sessões de speed dating, nas quais os participantes do evento e os palestrantes desenvolveram uma conversa mais informal de networking.

Paulo Maia, Presidente do NEB FEUP/ICBAS, iniciou a Cerimónia de Abertura, onde estiveram presentes diversos docentes e organizações estudantis da Universidade do Porto.

O primeiro dia contou com: “Made in MIB/MEB”, representado por alumni do curso e pelos trabalhos que desenvolvem; “Portable Medicine: The Biomedical Future”, painel dedicado à Engenharia Biomédica, que contou com palestras sobre o futuro da medicina e sobre o papel que os wearables vão ter nesse paradigma; “Ageing: A Challenge for Biotechnology”, dedicado à problemática do envelhecimento e sobre as possíveis soluções para este problema, cada vez mais presente, na nossa sociedade; “Cells at Work”, no qual se abordou o potencial que as células têm para o desenvolvimento de diversas aplicações biomédicas e biotecnológicas.

O segundo dia focou-se em: “Towards a Greener World”, onde se exploraram algumas das mais recentes da Engenharia Biológica e do seu papel no desenvolvimento de indústrias mais sustentáveis; “A Tour through Bioentrepreneurship”, um painel típico em todas as edições, onde se discute empreendedorismo e criação de projetos disruptivos; “Engineering in Nature’s Style”, onde se falou sobre engenharia baseada na Natureza e de que forma é que os seres humanos podem utilizar técnicas de mimetização para construir novos produtos; “Exercising: From Lab to Tech”, o último painel, dedicado ao desporto, que fez a interface entre a Bioengenharia e a prática desportiva.

Por fim, Mariana Coelho, Vice-Presidente do NEB FEUP/ICBAS, dinamizou a Cerimónia de Encerramento, que contou também com a presença da Associação Cura+, instituição apoiada pelo evento nesta décima edição.

A ANEEB gostaria de congratular o NEB FEUP/ICBAS por mais uma edição e desejar bom trabalho para a organização de evento futuros.

Categorias: Notícia