No passado sábado, dia 6 de abril, a ANEEB teve o prazer de marcar presença na 11ª edição do WBME (Workshop on Biomedical Engineering), organizado pelo associado efetivo NE2B2 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Este evento consistiu num conjunto de palestras, discussões e fóruns onde temáticas relacionadas com os ramos da engenharia biomédica foram abordadas e discutidas.

A primeira palestra, dada pela Drª Athina Markaki, professora no departamento de engenharia da Universidade de Cambridge, abordou a engenharia de tecidos com a apresentação “3D Printing and Cellular Strategies to Promote Vascularization in Tissue Engineering”, onde expôs todo o trabalho desenvolvido na criação de algoritmos que realizam modelos tridimensionais de redes vasculares e também o consequente processo de criação dos mesmos em hidrogel tendo como recurso a impressão em 3D.

Mais tarde, abordando o tema da cirurgia robótica, seguiu-se o Dr. Kris Maes, atual Diretor do Serviço de Urologia e também coordenador do departamento de robótica e cirurgia minimamente invasiva no Hospital da Luz. O palestrante demonstrou a evolução de diversos sistemas de cirurgia robótica e o futuro deste ramo na medicina.

De seguida, tomou lugar o fórum intitulado “The Architecture of a Start-Up Idea – the rights, the wrongs and the hows to turn your idea into a business”. Este painel contou com a participação de 4 representantes experientes em start-up’s que passaram todo o conhecimento e todo o know-how do mundo do empreendedorismo em ciências.

Após a pausa de almoço, foi a vez da  apresentação do Best Alumnus Nichal Gentilal, que de momento é investigador no IBEB (Instituto de Biomédica e Biofísica). Com o título The Thermal Impact of Tumor Treating Fields on Head Tissues”, mostrou todo o trabalho que tem desenvolvido no ramo da radioterapia e mais especificamente na análise de TTFields durante o tratamento de tumores.

Seguidamente, abordando o tema da biónica, a apresentação de Ilkka Varjos, atual vice-presidente de tecnologia na Canatu, deu a conhecer o que a sua empresa tem feito relativamente a aparelhos deformáveis e membranas flexíveis utilizando CNB (novo material de nanocarbono).

Passando para a área das neurociências, a Drª Serena Counsell, que desempenha o cargo de professora no Center for The Developing Brain no King’s College, trouxe como apresentação “What can science do for human brain early development? – Recent advances in diffusion neuroimaging”, onde abordou neurite orientation dispersion and density imaging (NODDI), fixel-based analysis (FBA) e constrained spherical deconvolution (CSD) como alguns dos recentes desenvolvimentos na área.

A última palestra foi dada pela Drª Perla Maiolino, atual professora do departamento de engenharia e também membro do Oxford Robotics Institute. Com o tema “The challenges ahead for bio-inspired soft robotics”, falou das vantagens associadas aos soft robotics e também dos próprios desafios que advém dos mesmos.

Por fim, foi anunciado o vencedor do Best Poster“Axillary Region Numerical Models for a Microwave Imaging System” da Daniela Godinho, atual investigadora no IBEB. A última atividade do dia consistiu num Alumni Speed-Dating Session que se refletiu na formação de 3 grupos de alunos que, em modo rotativo, puderam falar com 3 ex-alunos da faculdade. Os ex-alunos convidados puderam fazer uma breve introdução sobre o seu percurso profissional e esclarecer assim algumas dúvidas dos atuais estudantes.

A ANEEB gostaria então de congratular o NE2B2 pela dinamização e organização deste evento que contou com diversos oradores internacionais com importantes trabalhos e desenvolvimentos na área da engenharia biomédica.

Categorias: Notícia