Na passada semana de 18 a 22 de março, a ANEEB teve o prazer de marcar presença na V Semana da Bioengenharia (VSBE), que decorreu no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa. A realização deste evento é permitida através de relações de parceria entre os Departamentos de Bioengenharia do IST: Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica, Biotecnologia e Microbiologia.

Ao longo desta semana, foi possível contar com inúmeras atividades de âmbito pedagógico, informativo e formativo, entre palestras das mais diversas áreas da Bioengenharia, Workshops, Networking Sessions e Alumni Talks.

Durante o evento, vários campos da Bioengenharia foram incluídos e debatidos, tendo decorrido palestras como a ”Biomaterials: Repair your Broken Pieces, onde foram apresentados diversos projetos como o  NeuroStimSpinal, que trabalha com materiais nanoestruturados e biossensores de grafeno. Palestras como  a “Green future: Bioenergy!”, onde foram apresentadas formas inovadoras de fazer a diferença num mundo dominado por recursos não renováveis, e a “Heart missed a beat?”, que abordou áreas como a biomecânica, processamento de sinais e engenharia de tecidos, evidenciaram o diversificado painel da VSBE.

Outra palestra que se destacou foi a palestra de Artificial Intelligence: a step further in the future of health care, que contou com a presença do Professor Doutor Engenheiro Arlindo Oliveira (Presidente do IST), da Doutora. Diana Prata (IBEB), da Doutora Joana Gonçalves de Sá (Nova SBE e Instituto Gulbenkian da Ciência), e do Doutor Engenheiro Hélder Filipe Oliveira (INESC TEC). Neste painel foram apresentados quatro trabalhos que estão estreitamente relacionados com Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados, tendo sido abordado em particular, a aplicação  atual da IA na Engenharia Biomédica. Trabalhos como a aplicação de IA na pesquisa de doenças neurológicas, no plano da Bioinfomática, ou como ferramenta na Administração Pública, são exemplos da sua aplicação na saúde.

A ANEEB gostaria de parabenizar a organização, bem como de agradecer o convite para estar presente neste evento. Aguardamos, assim, a realização de futuras edições, igualmente bem sucedidas.

Categorias: Notícia