Decorreu, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2019, a 6ª edição do ENBENG – IEEE Portuguese Meeting in Bioengineering, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). O ENBENG é uma conferência que ocorre bienalmente, dedicada às várias temáticas da Engenharia Biomédica. Esta iniciativa é organizada pelo EMBS Portugal, como auxílio local. Este ano a organização local esteve a cargo da professora Cecília Calado e contou com 34 apresentações, 238 artigos e 200 posters científicos.

O primeiro dia iniciou-se com uma palestra do Professor Doutor João Paulo Cunha, do INESC-TEC, sobre abordagens de Bioengenharia para análise de movimento em doenças neurológicas, como a epilepsia e a doença de Parkinson. Da parte da tarde, a Professora Doutora Alexandra Marques, do 3Bs, falou acerca do estado da arte da regeneração de pele. Por fim, o Professor Doutor Renato Natal, do INEGI, deu-nos a conhecer diferentes áreas às quais podemos aplicar a Biomecânica Computacional.

Já no segundo dia, a manhã iniciou-se com uma palestra do Professor Doutor João Pedro Conde, do IST, acerca de plataformas de lab-on-chip para análises químicas e biológicas. Da parte da tarde, Hugo Silva, criador do Bitalino, elucidou-nos dos diferentes possíveis usos deste produto. Finalizando, o Professor Doutor Paulo Aguiar, do i3S, palestrou acerca de abordagens para análise de função e comunicação em culturas neuronais, usando uma fusão de microfluídica e arrays de microelétrodos.   

Gostaria de parabenizar a organização do ENBENG, elogiando a qualidade do mesmo. Aguardo a realização de futuras edições, as quais voto para que sejam igualmente bem sucedidas.

Categorias: Notícia