No dia 3 de fevereiro tiveram início as XIV Jornadas de Engenharia Biomédica do Minho, com uma sessão de abertura contou, primeiramente, com o discurso da presidente do Gabinete de Apoio aos Estudantes de Engenharia Biomédica (GAEB) da Universidade do Minho, agradecendo a presença de todos. De seguida, discursou o diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica,, o Professor Doutor Luís Martins, que nos elucidou das várias áreas e dos vários percursos que se podem conquistar com o curso, e das várias investigações que se estão a desenvolver nesta mesma área. A seguinte intervenção coube ao presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, culminando a sessão num debate entre  antigos alunos, Mariana Fontainhas, Francisca Cardia, Mariana Silva e Simão Carvalho, onde se discutiram variadas problemáticas do curso e das suas experiências pessoais como alunos do mesmo.

Finalizado o debate, houve um pequeno coffee breakapós o qual foi a vez da ANEEB se apresentar perante os alunos da Universidade do Minho, através da voz da presidente, Ana Freire. Foi então apresentado o papel da associação no mundo dos engenheiros biomédicos, e os vários eventos organizados pela mesma, destacando-se o próximo evento, +ANEEB. Posteriormente, foi a vez dajúnior empresa EPIC tomar a palavra através dos seus membros presentes, que mencionaram o tipo de trabalhos que realizavam, e os vários departamentos da empresa.

No resto do dia de segunda-feira, e ao longo do dia de terça-feira, 5 de fevereiro, e da manhã seguinte, foram apresentados os 4 diferentes ramos de Mestrado lecionados na Universidade do Minho: Biomateriais, Bioreabiliação e Biomecânica, Engenharia Clínica e Informática médica e Eletrónica Médica. Durante estes três dias, diversos testemunhos de alumni dos quatro ramos foram partilhados, incidindo sobre as suas experiência, teses de mestrado e até teses de doutoramento. Estiveram ainda presentes várias empresas de diferentes áreas, que expuseram os seus domínios de trabalho e as suas necessidades por engenheiros biomédicos.  Por último, na tarde de quarta-feira realizaram-se workshops onde ex-alunos e alunos de cada ramo mostraram e explicaram alguns dos projetos e trabalhos que realizaram. , e a feira de emprego, onde as várias empresas presentes ao longo do evento conectaram e relacionaram-se com os diversos alunos,  dando-se a conhecer e a procurar alunos tanto para empregos como para estágios.

Por fim, a ANEEB parabeniza o GAEB pela organização e formulação do evento, e agradece pela oportunidade de estar presente, endereçando votos de didáticas edições vindouras.

 

Categorias: Notícia