Foi no dia 26 de janeiro, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), que decorreu a 10.ª edição da eliminatória regional do FameLab Portugal. A ANEEB teve o enorme prazer de marcar presença neste evento.

O FameLab é um concurso internacional de comunicação em ciência, aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que estude ou trabalhe nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática. Neste concurso, os concorrentes têm três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar um tema científico à sua escolha, sem recorrer a qualquer suporte multimédia.

Foi às 15h30 que teve início a sessão de boas-vindas com o Professor Pedro Almeida (Ciências ULisboa), o Dr. Carlos Catalão (Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva), e o Dr. Emanuel Carvalho (British Council Portugal). O evento contou com 10 participantes, que apresentaram temas bastante variados, desde a energia fotovoltaica, até às vacinas.

Através de uma linguagem simples a plateia aprendeu, por exemplo, que o quitosano, presente nas cascas de camarão, permite fabricar bioplásticos. Uma das participantes abordou ainda o tema das redes neuronais, através de uma metáfora que as equiparou a uma orquestra. O tema das neurociências esteve entre os mais populares durante esta tarde.

A ANEEB gostaria de agradecer a oportunidade e parabenizar tanto a equipa organizadora, como as 3 concorrentes (Marta Cunha, Margarida Brotas e Catarina Raimundo) que passaram à fase seguinte.

 

Categorias: Notícia