De 12 a 15 de dezembro, a ANEEB teve o prazer de marcar presença na 16ª edição do Encontro Nacional da Juventude (ENJ) no Centro de Congressos do Estoril, pela primeira vez. Organizado pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), o objetivo passou por juntar 1000 jovens participantes para responderem ao mote: “Se a Declaração fosse escrita hoje, como seria?” no âmbito do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sob também a comemoração do encerramento da atribuição a Cascais como a Capital Europeia da Juventude em 2018.

Simultaneamente, decorreram ao longo dos 4 dias várias sessões designadas por Fóruns do Futuro, que pretenderam perspetivar e apontar caminhos quanto ao futuro destas diferentes áreas, com uma reflexão crítica por parte das personalidades convidadas e um período para interpelações dos jovens participantes do ENJ em temas como o Ensino Superior, a Informação, a Saúde, o Emprego, a Política entre outros.

No Fórum de Saúde, de destacar os conselhos deixados por Maria de Belém na aquisição de competências transversais por parte dos jovens, de modo a estarem habilitados e revelarem versatilidade para trabalhar em áreas divergentes da sua formação base ao longo da vida ativa. Maria do Céu Santo visou o receio pelos hospitais se tornarem geriátricos. Apesar dos indicadores apresentados no Relatório Health at a Glance 2018 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico serem positivos, ambas concordam que teremos que unir esforços no combate às tendências futuristas, como o muito provável surgimento de novas doenças requerentes de cuidados integrados para a vida, até agora desconhecidas. Deste modo, instigam por uma medicina preventiva, através de uma maior acessibilidade à literacia em saúde da sociedade, a continuação da investigação na área da instrumentação médica e em Value Based Healthcare, isto é, sistemas de saúde direcionados para a satisfação e necessidades dos doentes. Assim sendo, há que requerer a existência imperativa de multidisciplinaridade na Medicina, de forma a que haja um maior discernimento da informação recolhida e personalização da medicina consoante cada caso clínico.

Além disso, no âmbito do Fórum do Ensino Superior, Eduardo Marçal Grilo e David Justino, dois antigos ministros da Educação, visam que a descida geral de propinas beneficia quem não precisa de ser beneficiado e prejudica quem, de facto, precisaria desse benefício, dado que poderá refletir numa descida de valores anteriormente salvaguardados nas verbas de acção social escolar. Nas suas opiniões, compreende-se a tentativa de redução de custos para o estudante. Todavia seria mais próspero a pesquisa de soluções para outras despesas como o alojamento e deslocação, visto que, a nível de despesas, atualmente compensa estudar no estrangeiro em vez de se deslocarem para o interior do país, por exemplo. Nesse sentido, defendem que os estudantes deverão ser exigentes, através do associativismo.

Por fim, o General Ramalho Eanes, 1º Presidente da República após a Revolução do 25 de abril, falou sobre o acesso dos jovens aos seus direitos, designadamente o direito a participarem na vida pública do país, o direito ao trabalho e o direito a decidirem o rumo do seu futuro, relembrando o seu mote de há 40 anos: “É preciso saberem que não temos medo.”

A sessão de encerramento contou ainda com um momento musical dos HMB e a emissão de um episódio do programa Governo Sombra.

Estes e outros contributos poderão ser visualizados na íntegra no Facebook do CNJ.

O Conselho Nacional da Juventude, criado em 1985, é a entidade representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais).

A ANEEB gostaria de parabenizar a organização deste evento, elogiando a qualidade e abrangência de debates e respetivos intervenientes e as atividades dinamizadas entre jovens de todo o país. Aguardamos, assim, a realização de futuras edições, igualmente bem sucedidas.

Categorias: Notícia