O Health Cluster Portugal organizou, pela nona vez, a sua conferência anual centrada no tema da Saúde em Portugal. A ANEEB teve o prazer de estar presente neste evento, que decorreu na NOVA SBE, em Carcavelos.

Este evento teve início com um conjunto de 3 discursos de abertura por parte do Professor Daniel Traça, Diretor da NOVA SBE, Dr. José Fragata, Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa e pelo Presidente do HCP, Salvador de Mello, que falou sobre a otimização de serviços e digitalização das diferentes vertentes da saúde, tomando o cidadão como o centro desse processo evolutivo.

Dada a abertura da primeira mesa-redonda, que teve como moderador Luís Lopes Pereira, membro da direção do HCP, apresentou-se o desafio ao painel com o seguinte tema: “Inovação Empresarial, Exportações e Emprego”. Dentro deste tema, concordou-se no facto de Portugal possuir mestres e licenciados de excelência que poderão mudar o panorama nacional no futuro. Finalizou-se dizendo que as multinacionais possuem ainda algumas barreiras que impedem o investimento no nosso país, reforçando a ideia de que deverá haver um investimento em investigação e em ensaios clínicos de qualidade.

Após o coffee-break, teve início a segunda mesa-redonda, moderada pela Dra. Maria João Queiroz, membro da Direção do HCP, com o tema “Internacionalização da I&D e dos Serviços de Saúde”. Neste painel reforçou-se a importância de mostrarmos as nossas mais-valias, de forma a que comece a surgir de forma natural o reconhecimento por parte de certas multinacionais nos valores existentes na comunidade portuguesa. Abordou-se também o turismo de saúde em Portugal, onde se concluiu que já estamos perfeitamente preparados para receber e tirar proveito dessa mesma vertente da área da saúde.

De seguida deu-se uma apresentação com a Key Note adress: “Servir as pessoas, gerando valor para Portugal. Esta apresentação teve como excelente orador o CEO da Bial, António Portela, ao qual a ANEEB parabeniza desde já pela apresentação feita. António Portela centrou-se na importância de existir uma melhor orientação de mercado e um maior investimento e capital relativos ao rácio das exportações e importações de fármacos e produtos médicos.

Após o almoço, houve a última mesa-redonda, que teve como centro de discussão a “Qualidade, Eficiência e Sustentabilidade do Sistema de Saúde”, moderada pelo Joaquim Murta, membro da direção do HCP. Esta discussão levantou algumas questões relativas ao facto de ser possível a criação de uma entidade externa regulamentadora do sistema de saúde público e privado, ou para apenas um deles.

De forma a finalizar esta conferência, decorreu uma apresentação do estudo “Custos de Contexto no Setor da Saúde” fornecido pelo Professor Vítor Escária, Presidente da CIRIUS – Centro de Investigações Regionais e Urbanas. Nesta apresentação identificou-se onde ocorrem os maiores custos dentro do setor da saúde e identificou-se naturalmente algumas recomendações a tomar.

A ANEEB parabeniza o Health Cluster Portugal pelo evento organizado, no qual estiveram presentes os maiores pilares do setor da saúde em Portugal e agradece igualmente por todas as ideias debatidas e conhecimento transmitido ao longo de toda a conferência.

Categorias: Notícia