Nos passados dias 10 e 11 de novembro realizou-se, na Covilhã, a primeira edição do Hack The Brain, um hackaton com o intuito de fomentar a inovação e revolução tecnológica na área da saúde, promovido pela UbiMedical, MedUbi e NINF.

O evento iniciou-se na manhã de sábado, com pequenas apresentações que serviram de mote para a revelação dos temas de trabalho. Deste modo, foi possível discutir modelos de negócio e os desafios e oportunidades para os processos de criação de uma Start-Up. Por fim, foi dada uma chamada de atenção para o panorama dos dados clínicos e sistemas informáticos na saúde, pela SPMS.
As equipas deveriam desenvolver uma solução e/ou produto durante 24 horas, que tocasse em algum ponto acerca da interoperabilidade hospitalar, o valor acrescido ao paciente, e a maneira como a inteligência artificial poderia revolucionar a medicina. Durante todo o processo, estiveram disponíveis vários mentores especializados em diferentes áreas, desde a medicina e informática até à economia, que acompanharam os grupos no processo de idealização e implementação das ideias. Paralelamente, o evento albergou também atividades lúdicas, numa sala de jogos e descanso, assim como disponibilizou a tempo inteiro frescos e variados aperitivos para os concorrentes, mentores e organização.
Os projetos foram apresentados em forma de pitch, previamente preparado pelas equipas, durante a tarde de domingo. Aqui, foi possível ouvir variadíssimas ideias que poderiam proporcionar otimização e inovação na medicina, através de, por exemplo, clínicas virtuais, dispositivos, e aplicações mobile de monitorização à distância. Na discussão dos trabalhos não foi desprezada a dificuldade de implementação de alguns projetos, devida à legislação em vigor da proteção de dados clínicos. Por fim, foi sagrada vencedora, com o prémio de 500 euros, a equipa MedBYtes, com um projeto que prometia o aumento do fluxo hospitalar através de pulseiras de localização. Aos segundos classificados foi oferecido o prémio de mentoria com a BGI.
A ANEEB gostaria de parabenizar a organização do evento, e desejar boa sorte às equipas vencedoras para o desenvolvimento das suas ideias.

Categorias: Notícia