Foi nos passados dia 16 e 17 de novembro de 2018 que a ANEEB teve o prazer de participar no EIT Health Innovation Days, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Este evento, promovido pelo European Institute of Innovation & Technology (EIT) Health, teve como foco o tópico “Patient-centered care: New challenges for the health services and the industry”.

No começo da manhã, o Dr. Luís Carriço, diretor da FCUL, inaugurou o evento com as boas vindas a todos os participantes nesse desafio de dia e meio. Seguiu-se Daniela Dias-Santos, representante do EIT em portugal, que apresentou o objectivo  principal do programa e as suas diversas vertentes.

Alain Bindels, diretor da inovação digital da Roche, discursou ainda via Skype sobre design thinking, salientando a ideia de que é uma ferramenta que coloca o humano no centro, redefinindo o problema antes mesmo de se começar a trabalhar na solução. Ainda durante a manhã, também por via Skype,  Hugo Ferreira, CEO da startup NeuroPsyAI expôs o seu trabalho, que tem como objectivo criar uma plataforma líder na precisão de diagnóstico.

Após o coffee break e conhecimento por parte de todos os participantes das equipas formadas pelo staff do evento, prosseguiu-se com o workshop de Design Thinking, lecionado por Bruno Santos Amaro, coordenador de projetos do Tec Labs. No final da manhã, as equipas conheceram os desafios baseados em problemas reais no mundo da saúde, tendo sido ainda atribuído um membro extra a cada equipa, pertencente à Associação dos Amigos do Hospital Santa Maria. De realçar ainda a presença de  entidades com um forte peso na saúde tais como a Glintt, Luz Saúde, Plux, Medtronic ou Pfizer.

Após o almoço, onde as equipas puderam interagir com os representantes das entidades que lançaram os desafios, estas tiveram oportunidade de começar a desenvolver o projeto em conjunto. O primeiro brainstorming culminou num conjuntos de ideias que foram validadas com uma saída de rua, onde os participantes, usando um certo número de questões dirigidas a cidadãos, perceberam se as suas soluções eram viáveis.

No final da tarde, as equipas puderam contar com a ajuda de diversos mentores, entre os quais diversos investidores, que, usando o formato de “speed dating”, colocaram questões e deram algumas sugestões às equipas. Após o jantar as equipas contaram ainda com o  resto da noite para consolidar a sua ideia, elaborar o pitch e construir uma apresentação.

Na manhã de dia 17, foi feita a seleção das três melhores ideias pelo júri composto pelo Senhor Diretor Luís Carriço, Vítor Crespo, Co-fundador e CEO da CRIAM, a Sr. ex ministra da saúde, Maria de Belém, a Dra. Daniela Dias-Santos e o Engenheiro Joaquim Cunha, atual diretor executivo da Health Cluster Portugal.

A equipa vencedora irá poder participar no EIT Health Winners Event, a ter lugar em Londres nos próximos dias 11 e 12 de dezembro.

A ANEEB gostaria de congratular a equipa por toda a organização do evento e desejar votos de sucesso à equipa vencedora para o desenvolvimento da ideia.

Categorias: Notícia