No passado dia 2 de novembro de 2018, no Porto, a ANEEB teve o prazer de participar num evento organizado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) dedicado à celebração do dia mundial do “One Health”, oficialmente comemorado a 3 de novembro a nível mundial. O “One Health Day”, como é oficialmente designado, visa celebrar o movimento “One Health” que tem por objetivo a promoção de esforços globais no sentido de unir forças entre o estudo da saúde animal, ambiental e humana. No Auditório do ISPUP, o evento abordou três temáticas principais:  Iniciativas Europeias,  Autoridades Regionais de Saúde – Partilha de informação e iniciativas, Tópicos concretos Uma Saúde.

O primeiro tópico, protagonizado por João Niza Ribeiro (ICBAS/ISPUP) e por Manuela Vilhena (Universidade de Évora), introduziu a audiência à temática da ideologia “One Health”, aos stakeholders envolvidos na sua promoção e às iniciativas nacionais e internacionais existentes. A destacar, nomeadamente: Planetary Health Alliance e Students for One Health.O segundo tema, apresentadopor José Robalo  Administração Regional de Saúde – ARS Alentejo) e Elsa Marina Machado (Diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte – DSAVR), colocou em perspetiva as duas visões de autoridades de saúde que atuam em campos diferentes, explicando, de forma sucinta, quais os seus objetivos e missão principal, bem como o seu papel na sociedade civil. Por fim, no último tópico, decorreram apresentações de trabalhos de diversos investigadores, nas áreas de zoonoses, doenças infeciosas e comunicação em saúde.

A sessão de encerramento contou ainda com o discurso de Henrique Barros (Presidente ISPUP) e com a presença de um representante da Equipa Reitoral da Universidade do Porto.

A ANEEB congratula o ISPUP pelo evento e louva a dinamização de iniciativas como esta.

Categorias: Notícia