A ANEEB teve o prazer de marcar presença no C-Health Congress, que teve lugar no Lagoas Park Hotel no passado dia 24 de outubro, que se apresenta como um evento de e para profissionais de saúde, contando já com a sua terceira edição.

A primeira intervenção contou com o Dr. Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Presidentes Hospitalares (APAH), que debateu as intervenções necessárias a executar em programas de acompanhamento dos doentes em sua casa.

Seguiu-se  o painel “Interoperabilidade na saúde: envolver pacientes, família e profissionais de saúde”, com o debate “O circuito dos doentes no sistema de saúde”. Cristina Potier, Diretora Geral da Fundação Rui Osório de Castro, adiantou aqui que o objectivo da fundação passa por apoiar os familiares de crianças com doença oncológica, sendo  fundamental a disseminação de informação fidedigna na web. Já o Dr. Carlos Alves, Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), enfatizou a importância de ver o cidadão no centro do sistema e do melhoramento dos processos dentro do meio hospitalar. Por fim, o Dr. Tiago Lopes, Diretor Regional da Saúde nos Açores, discutiu a mudança de paradigma necessária no sistema de gestão da saúde, bem como o combate à literacia na saúde através  da criação de planos individuais. No segundo debate discutiu-se “O desafio da integração de cuidados”, onde foi referido a importância da mudança de paradigma no nosso sistema de saúde através da integração do paciente e de uma maior integração de dados e dos cuidados. Foram ainda abordadas  as questões que os problemas sociais existentes levantam e da falta de comunicação entre o paciente e o médico.

“Cuidar fora do Ambiente Hospitalar: Qual o Propósito e com que Objectivos” foi o segundo painel da manhã, que teve como tema “Saúde de proximidade e equipas que cuidam fora do Hospital”. Nesta fase, a Drª. Francisca Delerue, do Hospital Garcia da Horta (HGO), o Dr. José Robalo, Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, e a Drª. Gloria Ribeiro, representante da CUF, apresentaram respectivamente os projetos por si elaborados no âmbito das redes de cuidados continuados. Também aqui foram discutidas as sinergias necessárias com a Segurança Social para viabilizar uma melhor resposta às necessidades dos utentes. O painel foi encerrado pela a Drª. Adelaide Belo, Coordenadora do Projeto “Gestão de Caso” da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, que apresentou a estrutura e implementação deste projeto.

Após o almoço iniciou-se o painel “Utilização Inteligente da Tecnologia para cuidar do paciente onde ele estiver”. No primeiro debate com o tema “Como comunicar com os pacientes que não estão fisicamente ao nosso lado? O futuro das aplicações médicas”, foi enfatizada  a importância da telemedicina na saúde de hoje. Ainda aqui, a Drª. Tânia Vinagre, da Fundação Champalimaud, e o Dr. Daniel Ferreira, do Hospital da Luz, expuseram os projetos de hospitalização domiciliária que têm vindo a desenvolver. Este último ainda referiu a importância das teleconsultas e as barreiras que tiveram de ultrapassar de modo a implementar as mesmas no Hospital da Luz.

De seguida o Diretor de Operações com Parceiros da Altitude Software, Rogério Neiva e o BPO & Customer Care B2B Operations Diretor da  PT Empresas, João Rosa de Carvalho, apresentaram alguns dos projetos desenvolvidos na Altitude Software como o Smart Al.

No segundo debate, com o tema “Usar a tecnologia para “cuidar”: o que pode a tecnologia oferecer ao doente que ele realmente precisa?” os oradores debruçaram-se sobre as dificuldades de sinergias entre médicos e Engenheiros, bem como as dificuldades sentidas na elaboração de soluções para os problemas sentidos ao nível do Sistema Nacional de Saúde através de novas tecnologias.

Este painel, assim como evento, foi assim finalizado pela o Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar,  e pelo Assessor para a Saúde da Casa Civil do Presidente da República, Mário Pinto, que debateram questões mais técnicas do SNS.

A ANEEB gostaria de parabenizar toda a organização da terceira edição do C-Health Congress por todo o planeamento e esforços investidos neste evento.

 

Categorias: Notícia