Realizou-se, de 25 a 29 de julho, o evento Student and Young Professional Congress Region 8 2018, na cidade do Porto. Organizado pelos estudantes membros do IEEE University of Porto Student Branch, este congresso, que ocorre apenas de dois em dois anos, contou com cerca de de 300 participantes de variadas nacionalidades e áreas da engenharia. O programa revelou-se ainda bastante completo, tanto em termos científicos, como formativos e sociais.

O check-in começou no dia 24 e prolongou-se até às 16h00 do dia 25. Aí, na Welcome Ceremony, foi oficialmente proclamado o início do Congresso, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Nesse mesmo dia, algumas atividades sociais já tinham sido dinamizadas pela organização, de modo a integrar os participantes que iam chegando a Portugal. A título oficial, realizou-se o Sunset, o primeiro momento recreativo do Congresso, no qual todos puderam conviver num registo mais informal e descontraído.

Os dias que se seguiram contaram com inúmeras atividades de âmbito pedagógico, informativo e formativo. Foram lecionados diversos workshops e houve ainda espaço para sessões plenárias com representantes do IEEE – como Jim Jefferies, José M. F. Moura, Margaretha Eriksson e Magdalena Salazar Palma -; speed talks; uma sessão de apresentação de posters científicos, e talks inspiradoras dos Keynote Speakers selecionados para esta edição: Manuel Dias (Director Enterprise Technical Sales na Microsoft e Vice-Presidente da DSPA), Celso Martinho (CEO e Fundador da Bright Pixel), Bev Bachmayer (Software consultant e membro executivo do comité da ACM-W da Europa) e Koen Bertels (Professor e Investigador na TUDelft).

Uma vez que este Congresso não era apenas dedicado à parte científica e técnica, a organização decidiu alocar, a cada um dos dias, uma atividade social que serviu de fecho desse dia rico em conhecimento. No dia 26, os participantes tiveram oportunidade de integrar uma Career Fair, por forma a perceberem o estado do mercado profissional nos diversos ramos de engenharia. Seguiu-se um Gala Dinner, jantar solene no Palácio da Bolsa. O dia 27 contou com uma Tour pela cidade do Porto, seguido de um Portuguese Dinner, onde os participantes internacionais puderam provar das especialidades gastronómicas portuguesas. O dia 28 encerrou as atividades sociais e noturnas com uma Multicultural Night, onde todos partilharam um pouco das suas culturas e dos seus países através da gastronomia, vestuário ou cultura, numa festa que se prolongou noite dentro.

No último dia do evento, dia 29, chegou a hora de dizer adeus a uma semana intensa, recheada de conhecimento, novas amizades e culturas, com a Closing Ceremony.

A ANEEB gostaria de congratular o IEEE University of Porto Student Branch pela organização de um evento desta dimensão, e agradecer pela oportunidade de ter um dos seus membro presente no mesmo.

Categorias: Notícia