No passado dia 11 de julho, no Auditório da UPTEC no Porto, a Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica teve a oportunidade participar no Seminário “Transferência do Conhecimento de Dispositivos Médicos de Base Tecnológica: I&D Aplicada nos Dispositivos Médicos”, promovido pelo projeto MDevNet: Rede Nacional de Transferência de Conhecimento de Dispositivos Médicos, sob a alçada da Fraunhofer Portugal AICOS.

O evento começou com a apresentação do projeto MDevNet, feita por Nuno Felício, que, de seguida deu a palavra a Karin Schulze, colaboradora da SFL – Solutions for Life Sciences, que, com a sua palestra, esclareceu algumas dúvidas relacionadas com a legislação em torno do mercado dos dispositivos médicos, partilhando com todos a sua experiência de trabalho num Organismo Notificado e agora numa consultora. Após um espaço para perguntas e questões, que geraram um debate interessante e partilha de conhecimento, partiu-se para as palestras sobre a perspetiva empresarial do mercado destes dispositivos (especialmente, os de base tecnológica).

A primeira empresa a tomar a palavra foi a Metablue, representada por Ricardo Moura, que abordou os desafios inerentes ao desenvolvimento de novas tecnologias do foro médico, bem como dos processos de transferência de tecnologia. De destacar que a Metablue possui duas soluções comerciais: LipoWise e Otitest.

De seguida, foi a vez de Frederico Carpinteiro, representante da Adapttech, que falou sobre a tecnologia que a empresa possui, bem como do tipo de problemas que pretendem resolver, passando, também, pelos desafios diários no âmbito da certificação dos dispositivos que pretendem levar para o mercado.

A ANEEB gostaria de congratular a Fraunhofer Portugal AICOS e a Rede MDevNet por este evento e pelos tópicos que trouxe à discussão, bem como, todos os oradores que partilharam as suas experiências, mostrando perspetivas diferentes.

Categorias: Notícia