A ANEEB marcou presença, de 6 a 9 de novembro, naquela que é considerada a “melhor conferência de tecnologia do planeta” (Forbes), realizada no Parque das Nações: a Web Summit 2017.

O completo programa ofereceu as mais ilustres opções aos seus attendees, investors, alphas, e a todos os que puderam testemunhar o evento. Destacamos a HealthConf, a conferência de tecnologia da saúde, que permitiu a partilha de ideias e soluções entre as referências da indústria e as startups mais promissoras. Estiveram presentes nomes como Ashley McKimm (The British Medical Journal), Aurélia Sousa (Managing Director da Accenture Technology), Bryan Johnson (fundador da Kernel), Eric Friedman (Co-Founder da Fitbit), Jeroen Tas (Chief Innovation and Strategy Officer, Philips), João Moura (Presidente da Biocant), entre muitos outros.

O destaque segue primeiramente para a palestra de Jeroen Tas, que enalteceu o domínio da Inteligência Artificial (AI), já foco de outras palestras, partilhando connosco “5 ways AI can save a life”. Desta partilha assinalamos a criação de um modelo completo e fiel do coração de utilidade incontestável no treino de médicos e otimização de cirurgias. Realçamos também a compilação e processamento de informação holística de doentes crónicos, com o intuito de perceber a sua génese, associá-los aos fatores de risco e precaver as gerações futuras.

Jeroen relembrou-nos ainda aplicações consequentes da análise autónoma que a AI admite, tais como o encontro de padrões em complexos conjuntos de dados, a análise de movimento, aplicação de extrema utilidade para idosos, e muitas mais.

Não obstante, muitas mais palestras interessantes se seguiram. Eric Friedman não deixou de destacar a relevância da profissão médica – “Os médicos são importantes. Existe toda uma cadeia a seguir nos cuidados de saúde, e os médicos fazem parte dela”. De facto, a chave apura-se cada vez mais como estando no uso da AI para colher informação em larga escala e antecipar problemas de saúde, de modo a atuar na mesma cadeia e levar-nos à raiz do problema o mais depressa possível.

Para fechar, fica o “save the date” da próxima edição da Web Summit, esta que tem data marcada para de 5 a 8 de novembro de 2018 e decorrerá pelo terceiro ano consecutivo na capital portuguesa.

Categorias: Notícia