Nos dias 26 e 27 de outubro de 2017 realizou-se o simpósio Imaging Hallmarks of Cancer no Auditório da Fundação Champalimaud, organizado por esta e pela European School of Radiology (ESOR), no qual a ANEEB teve o prazer de marcar presença.

Esta reunião internacional foi dirigida por médicos radiologistas, oncologistas, radioncologistas e especialistas em medicina nuclear que, ao longo das suas palestras, apresentaram casos reais. Os principais principais objetivos incidiam no conhecimento de novos métodos de imagem para questionar a biologia e fisiologia do cancro, assim como na familiarização e entendimento do valor agregado à intervenção guiada por imagem no tratamento do cancro: objetivos esses atingidos com sucesso.

Ao longo dos dois dias, o simpósio dividiu-se em quatro grandes subtemas: Computacional Imaging, New Insights from Basic Science, Molecular Imaging e Interventional Oncology, tendo sempre havido no final de cada sessão lugar para questões.

 Num dos painéis mais aguardados sobre biomarcadores, marcaram presença referências a nível mundial como António Beltran, A. Gilliams ou A. J. Beer. Neste simpósio foi discutido o potencial dos biomarcadores na imagiologia: desde a investigação fundamental até à aplicação clínica em oncologia, assim como, as novas tendências na área.

O Symposium on Imaging Hallmarks of Cancer proporcionou aos participantes (desde estudantes até profissionais de radiologia) uma visão geral do estado da arte na radiologia de forma gratuita.

A ANEEB gostaria de agradecer à fundação Champalimaud e ESOR pela excelente organização do evento, pela qualidade técnica do mesmo e pelo facto de tornar acessível o conhecimento aos que assim o desejam, confirmando o âmbito filantrópico da Fundação.

Categorias: Notícia