No dia 11 de Outubro de 2017, realizou-se o XV Workshop de Engenharia Biomédica na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

A sessão de abertura coube ao reitor do IST, o Professor Arlindo Oliveira e à Professora Ana Sebastião da direção da FMUL. O NEBM-IST que moderou todo o Workshop mostrou um vídeo sobre o perfil dos Engenheiros Biomédicos. Stan Finkelstein do MIT e Harvard Medical School apresentou os seus projetos que através da monitorização pervasiva e técnicas de aprendizagem automática preveem o estado do paciente. Debateu-se ainda a necessidade de se constituírem equipas multidisciplinares e que a recolha de dados carece de fiabilidade e escalabilidade sob pena de se distorcerem as conclusões.

A segunda sessão começou com as intervenções dos Professores Henrique Luz Rodrigues e Hélder Mota Filipe, referências na regulamentação de medicamentos e dispositivos médicos. Reforçou-se a necessidade de se cumprirem os requisitos regulamentares na conceção de dispositivos médicos, sob pena de não se fazerem chegar os mesmos ao mercado. A sessão fechou com a diretora de I&D da TechnoPhage que indicou algumas das dificuldades de uma PME na área da investigação de bio farmacêuticos e apontou algumas lacunas do mercado que poderiam ser solucionadas por Engenheiros Biomédicos.

No fecho da sessão esclarecemos os alunos mais curiosos que puderam assistir a uma curta palestra sobre o trabalho já realizado pela ANEEB.

Agradecimentos

A ANEEB gostaria de agradecer ao NEBM-IST pela diligente organização do Workshop e tempo de antena e à FMUL que reitera a sua confiança na Engenharia Biomédica ao receber este Workshop pela 15º vez.

Categorias: Notícia