No dia 5 de Outubro de 2017 realizou-se a primeira Assembleia Geral da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB), naquele que se configura um marco na história da Engenharia Biomédica em Portugal.

A Assembleia Geral teve lugar na sede da ANEEB, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra e contou com 34 intervenientes, entre eles os candidatos aos órgãos sociais do primeiro mandato, os representantes dos sete Associados Efetivos da ANEEB, nomeadamente o NE2B2-FCUL, NBM-IST, GAEB-UM, NBN-FCT, NENGB-UTAD, NEB-FEUP/ICBAS e o NEDF-UC e por fim, nove observadores, sendo um deles o representante da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), Adriana Machado, quatro do NEB-ISEP e quatro do NEEF-AAUAv.

Antes do início da Assembleia Geral, decorreu um almoço no Alma Shopping entre os candidatos aos órgãos sociais e alguns dos representantes dos núcleos. O almoço decorreu num ambiente informal e agradável, com partilha de experiências com vista a reforçar os laços entre núcleos.

A Assembleia Geral Constituinte da ANEEB deu início pelas 15h45, tendo sida presidida pela Ana Freire e acompanhada pelo Simão Santos e pelo Tiago Gonçalves. O primeiro ponto na ordem de trabalhos consistiu na aprovação do nome da associação, assim como do respetivo manual de imagem, seguindo-se a aprovação dos estatutos elaborados. Posteriormente, apresentaram-se as listas únicas candidatas aos órgãos sociais da ANEEB, prosseguindo-se as eleições. Nestas, as listas apresentadas foram eleitas para os respetivos órgãos sociais por unanimidade, tendo tomado posse nesse instante.

Após a tomada de posse, a nova presidência da ANEEB, constituída pelo Presidente Abel Nicolau, Vice-Presidente Rui Garcia e Tesoureiro Dani Silva, fizeram uma pequena apresentação sobre a ANEEB onde revelaram a sua missão, vídeo promocional e se esclareceram algumas dúvidas dos representantes dos núcleos.

Já no término da Assembleia Geral, a representante da APEF salientou a importância de uma parceria entre as duas associações, tendo sido, posteriormente, aprovada como associado extraordinário.

No final do dia houve ainda tempo para uma foto à nova equipa da ANEEB, com os restantes participantes na Assembleia Geral, e para um brinde à ANEEB no Café Couraça, antes do regresso a casa.

Agradecimentos

A ANEEB gostaria de agradecer a todos os núcleos pelo apoio incondicional que demonstraram desde o primeiro dia em que se iniciaram os trabalhos, ao NEDF-AAC pela recepção e pelo apoio logístico e aos curiosos e empreendedores observadores da UA e ISEP.

Adicionalmente gostaríamos de agradecer à APEF a presença na Assembleia Geral constituinte pelo apoio oferecido nestes nossos primeiros passos e pelo diálogo na Saúde que se quer cada vez mais multidisciplinar.

Categorias: Notícia