A ANEEB marcou presença no dia 4 de Outubro no Fórum Europeu de Active and Assisted Living (AAL) que teve lugar no Convento de São Francisco. O Fórum deste ano da AAL contou com 780 pessoas e na qual marcaram presença de universidades, instituições de solidariedade, empresas e entidades governamentais europeias.

O programa do Fórum foi desenhado de acordo com a provocação feita por Maggie Ellis: Bridging the gaps between technology and active ageing que motivou o diálogo entre os vários agentes da sociedade. Desta forma discutiu-se a contribuição para o envelhecimento activo da estratégia europeia, modelos de financiamento e na melhoria da adesão e impacto das soluções de AAL. Concluindo-se que tanto o sucesso das políticas de envelhecimento ativo definidas no parlamento europeu, como as soluções tecnológicas de AAL não podem ser dissociadas do utilizador final, precisando de ser devidamente adaptadas por quem as implementa no terreno.

O encerramento do fórum contou com a divulgação do próximo organizador do fórum (Biscaia) e dos vencedores da Hacktown e dos pósteres. A festa de encerramento contou com atuações dos gaiteiros de Coimbra, a tuna Estudantina e os Anaquim.

Agradecimentos

A ANEEB gostaria de agradecer à comissão organizadora do AAL Forum 2017 e em especial à Diana Guardado, do Instituto Pedro Nunes, pela possibilidade de cobertura do Fórum. Saudamos o diálogo enriquecedor sobre o envelhecimento ativo entre todos os agentes da sociedade num tema que promete ser estruturante num futuro próximo da União Europeia.

Categorias: Notícia