A ANEEB esteve, no passado dia 25 de Setembro, numa sessão informativa acerca das oportunidades de financiamento na área da Saúde para o biénio 2018-2020.

Tivemos a oportunidade de ficar a conhecer no primeiro painel qual a participação nacional das empresas no H2020 – Saúde, quais os desafios societais que se colocam e que preparação devemos ter na preparação de propostas para ensaios clínicos liderados pela Dr. Patrícia Calado e pelo Dr. Alexandre Marques, ambos do Gabinete de Promoção do Programa Quadro de ID & T (GPPQ).

O segundo painel ficou reservado para uma mesa aberta para discutir as oportunidades de financiamento para empresas, hospitais e outras instituições no Pre-Commercial Procurement (PCP) e Public of Innovative Solutions (PPI) do H2020. A mesa aberta contou com a Dr. Patrícia Calado, Dr. Luis Soares do Health Cluster Portugal (HCP), Dr. Ricardo Bastos do grupo José de Mello Saúde (JMS) e por fim com o Dr. Artur Trindade Mimoso dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Por fim, tivemos tempo para falar com o Dr. Artur Trindade Mimoso que revelou que as prioridades da SPMS passam pelo reforço da Ciber-Segurança, da Tele-medicina e da maior informatização dos serviços do estado. Ainda houve tempo para falar do Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES), uma iniciativa que a SPMS acolhe, que juntará as principais associações / núcleos de estudantes de saúde (ANEM, APEF, FNAEE, ANED, ANEN, ANEP e FAMVet) e que a ANEEB estará presente enquanto observador externo e que, no futuro, se tentará associar. O Dr. Ricardo Bastos revelou que a estratégia de inovação da JMS passa pela procura de parceiros nas universidades para investigação por ajuste direto (através da academia CUF pex.) e pelo reforço da Tele-medicina. Ficamos muito satisfeitos por saber que ambos já contam com Engenheiros Biomédicos nas suas equipas.

Categorias: Notícia