Na continuação da presença em eventos e painéis de excelência, seguiu-se uma visita ao Center of Nanotechnology and Smart Materials (CeNTI) em Famalicão, onde podemos presenciar o Workshop StartupNano – Select technology Markt Applications. Este workshop tem como objetivo dar noções de empreendedorismo e da criação de empresas a jovens cientistas que queiram ver a sua descoberta utilizada para criar uma empresa.

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes (CeNTI) tem sede em Portugal e seu papel é impulsionar o desenvolvimento de novos materiais para contribuir com o produto ou a inovação através de todas as etapas de desenvolvimento necessárias. Foi fundada pelo CITEVE (Centro Tecnológico para Indústrias de Têxteis e Vestuário), Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro e CTIC (Centro Tecnológico da Indústria do Couro). O serviço do CeNTI é multidisciplinar e inclui tecnólogos e pesquisadores (físicos, químicos, materiais, químicos, eletrônicos, engenheiros biológicos e até engenheiros biomédicos). Dirigindo-se à pesquisa e ao desenvolvimento de classe mundial, o conhecimento do CeNTI baseia-se no desenvolvimento de fibras multicomponentes, materiais / dispositivos inteligentes, revestimentos multifuncionais e eletrônicos orgânicos e sistemas embutidos.

Neste âmbito, o CeNTI em colaboração com o INL, juntou um plantel de excelência, tendo a presença da Doutora Tatiana Correia que nos veio fazer apresentação: Moving Nanotechnology from Research to the Market: a UK experience. Tatiana Correia trabalha na área da nanotecnologia, mais especificamente como Knowledge Transfer Manager – Nanotechnology and advanced Materials, é também co-fundadora e diretora da empresa Native Scientist.

A sessão continuou com a presença da Doutora Maria Costeira com o tema: Who to select market opportunities worth pursuing. Maria Costeira é Entrepreneur and CEO e Investor at SBS Fund.

Ambas as sessões deram a entender aos cientistas presentes os cuidados e trabalhos que tem de ter ao longo da fase de projeto, realização e concretização das suas propostas de produto, de maneira a que não sejam enganados ou a ver as suas ideias a caírem no esquecimento devido a uma má jogada.

Na reta final este workshop, tivemos a oportunidade de fazer uma visita aos laboratórios das várias áreas de pesquisa presentes no CeNTI e poder presenciar os laboratórios e os trabalhos de qualidade que ali são realizados.

Para finalizar, participamos no workshop final Select Market Opportunities for a Technology with Startup Braga, dado pelo nosso colega (e amigo de longa data) Miguel Amador onde pudemos passar pela experiência desde o momento em que temos uma ideia, até ao momento em que o produto chega ao público alvo, passando por todas as fases de deliberação sobre os pontos positivos e negativos do projeto.

Categorias: Notícia