No passado dia 15 de dezembro, a ANEEB esteve presente no Workshop “The route to SMART IMPLANTS: a glimpse into 2028”, organizado pelo Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos da UMinho (CMEMS), com a parceria do Programa MIT Portugal e da Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB), que decorreu no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.

O Dr. Alexandre Ferreira da Silva do MIT Portugal, iniciou a sessão dando boas vindas à plateia e oradores nacionais e internacionais, fazendo uma breve apresentação sobre o tema em geral, realçando a importância de eventos a nível nacional que promovam a pesquisa, novos desenvolvimentos técnicos e exploração de soluções para desafios complexos.

A parte da manhã foi preenchida com uma intervenção sobre a interface na estrutura dos implantes, feita pela Drª Inês Pinto do INL, que explicou ainda, um pouco do sensor desenvolvido para quantificação em tempo real de citocinas e apresentando o modelo computacional para previsão de estímulos e forças que atuam nas células. A sessão foi finalizada com uma apresentação do Dr. Michael Gasik da Aalto University (Finlândia), especialista em soluções para materiais, modelagem e avaliação. Tendo o seu trabalho foco na otimização de materiais e processos, a sua opinião e conselhos foram um ponto alto da round table da manhã.

A tarde foi iniciada pela Drª Lia Rimondini da University of Piemonte Orientale que, com grande humor, nos introduziu num mundo microbiota cujas interações afetam a resposta biológica aos biomateriais utilizados nos implantes, apresentando algumas soluções bastante cobiçadas na parte final da apresentação.

O aumento da utilização de próteses devido ao envelhecimento da população foi um ponto realçado pelo Dr. Filipe Silva do CMEMS-UMinho, na última sessão, tendo feito ainda destaque à utilização de Impressoras 3D para fabrico de “smart implants”. Este encerrou o Workshop agradecendo a presença dos oradores e apelando à organização de mais eventos direcionados para a resolução de problemas.

A ANEEB gostaria de congratular toda a organização do Workshop, assim como aos ilustres que nos enalteceram com o seu trabalho e deixar os mais sinceros agradecimentos pela experiência proporcionada.

Categorias: Notícia