No passado dia 8 de março de 2018, a ANEEB teve o prazer de estar presente numa das palestras da IV Semana da Bioengenharia (SBE), no Instituto Superior Técnico (IST). Esta é uma iniciativa dos alunos de mestrado do Departamento de Bioengenharia que se realiza anualmente.

A palestra em questão apresentou como tema central as diferentes possibilidades de se melhorar os sistemas de cuidado de saúde através de soluções criativas e inovadoras. Esta iniciou-se com o Dr. David Magboulé que nos confidenciou de que forma o seu percurso profissional e pessoal o motivaram/levou a criar a LabToMarket e onde apresentou ideias concretas que estão já a melhorar a prestação de cuidados de saúde. Terminou a sua apresentação com o repto de que com a combinação certa de trabalho e estratégia é possível fazer a transferência de tecnologia da inovação que se pratica na investigação para o mercado de trabalho.

Seguiu-se o Eng. Miguel Almeida, antigo aluno do Instituto Superior Técnico, que nos presenteou com a ITClinical, empresa que criou com um colega em 2006, e que foi motivada pelas lacunas que detectou num trabalho temporário numa empresa farmacêutica ainda como estudante de mestrado. Defendeu que existem diversos caminhos, assim como definições, de sucesso e que cada um deve encontrar a sua ideia para o almejar e lutar por ela. Posteriormente discursou o Eng. Rui Costa que nos falou do seu percurso profissional até ter decidido sediar a empresa Drager em Portugal, deixando bem patente os quatro pilares que seguem a sua motivação, sendo eles a própria vida, a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade. Para finalizar a palestra, tivemos a oportunidade de ouvir o Eng. João Guedes, fundador e CEO da iMEDICAL, que explicou a importância da inovação nos dias de hoje, assim como o panorama da gestão de informação em medicina na altura em que desenvolveu a empresa. Destacou, igualmente, a importância de se avaliar a viabilidade do produto desenvolvido com as necessidades dos clientes adaptando-o ou extinguindo-o.

A ANEEB gostaria de agradecer a todos os membros da organização, em especial ao Núcleo de Engenharia Biomédica do IST pelo convite e pela oportunidade de assistir a uma palestra tão enriquecedora.

Categorias: Notícia