No passado dia 2 de fevereiro de 2018 decorreu a Cerimónia de Apresentação da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica, ANEEB, no Auditório da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, em Coimbra.

Foi com um discurso motivador que o presidente da ANEEB, Abel Nicolau, iniciou esta cerimónia, começando por agradecer a presença de todo o painel de oradores, representantes dos membros associados e das federações que constituem o Fórum Nacional de Estudantes de Saúde, FNES, bem como de todas as instituições que contribuíram para a realização do evento.

Posteriormente, exprimiu ainda a vontade desta associação promover a Engenharia Biomédica como disciplina de interface entre Engenharia e Medicina, assim como potenciador da qualidade da saúde nos dias de hoje.

O primeiro orador convidado, Eng. Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, referiu a importância da Engenharia no Mundo e da Academia para a formação de um engenheiro completo que, fruto do seu método e capacidade de abstração, é capaz de resolver problemas multidisciplinares complexos.

No final do primeiro painel de convidados discursou, em nome do Ministro da Saúde, o Dr. Alexandre Diniz, reforçando que o aumento da longevidade deverá ser feito com qualidade de vida. Referiu ainda, a extrema necessidade da existência de vontade de criar conhecimentos e trabalhos multidisciplinares para a saúde, tarefas estas em que a Engenharia Biomédica apresenta um papel fulcral.

Ainda antes do Coffee Break houve a oportunidade de se assistir a uma apresentação da BQ, em que Eloy Garcia Martinez mencionou a necessidade da presença das mentes dos estudantes e da sua proatividade no mundo da tecnologia.

Do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, CHUC, o Eng. Rui Gomes atribuiu o foco da sua palestra à gestão do risco e da segurança, deixando o público estudantil informado acerca das três componentes da segurança da informação – integridade, confidencialidade e disponibilidade – e ainda incitou ao seguimento de carreiras em Health Informatics.  

Com um contexto mais ativo, a Drª. Maria da Conceição Portela detalhou os mecanismos que as tecnologias desenvolvidas precisam de ser sujeitas até alcançarem o mercado de trabalho.

Para finalizar o programa da Cerimónia, assistiu-se ao debate entre dois representantes hospitalares, o Eng. Rui Gomes do CHUC e o Dr. Rui Pedroso do Centro Hospitalar do Porto, CHP, que, moderados por David Magboulé (LabToMarket) mostraram-se recetivos aos benefícios que esta nova era hospitalar engloba, podendo estes ser fomentados por Engenheiros Biomédicos. O painel apresentou-se ainda disponível para responder a questões da audiência, salientando a importância inerente do “saber vender” as nossas ideias, fundamentando-as de forma completa e garantindo que estamos a acrescentar valor tanto aos clientes internos da unidade de saúde (médicos, staff) como aos externos (utentes).

Por fim, o vice-presidente da ANEEB, Rui Garcia, proferiu palavras de agradecimento a todos os presentes, enaltecendo a importância dos patrocinadores – BQ, FCTUC, INESC TEC, PeekMed, LabToMarket e IST – que tornaram possível a realização do evento.

Caso não tenha conseguido comparecer na cerimónia, poderá ter acesso à mesma através do livestream.

Categorias: Notícia